terça-feira, 7 de setembro de 2010

A moda minimalista

O minimalismo surgiu nos EUA, na década de 60. Estando relacionado a uma série de movimentos artísticos e culturais, que percorreram diversos momentos do século XX, teve sua maior forma de expressão em fundamentos como as artes visuais, designe e música.

Entre os artistas adeptos do minimalisto destaque para Sol LeWitt, Frank Stella, Donald Judd e Robert Smithson, cujas produções procuravam estudar as possibilidades estéticas de composição a partir de estruturas bi ou tridimensionais.

Já o design minimalista surgiu em forma de resposta contrária aos excessos visuais, causados por peças como ombros marcados, brilhos e cores fortes. Exageros característicos dos anos 80.

Essa moda é representada por uma estética clean, tendo como ícone o pretinho básico de todos os dias. Além disso, estão presentes fatores como sofisticação, atemporalidade, tecnologia e cartela de cores.



Acabou sendo focada em uma parcela da população chamada de Yuppies, ou novos ricos, que pretendiam expor sua riqueza através do despojamento formal.




Sua estética preza cores neutras, silhueta consciente e perfeita, graças à alfaiataria, com linhas sofisticadas e arquitetônicas. Despe a roupa de elementos extras, trabalhando alicerces como formas, acabamento e modelagem.



Adote esse gênero


Considerada a tendência mais inovadora e relevante das últimas temporadas a moda minimalista, muito presente nos anos 90, está sendo revista desde 2005. Com modelagens mais justas e peças que remetem ao estilo clássico, vem mostrando sua força nas passarelas. Tendo inclusive influenciado, na última temporada, coleções de marcas como Chloé, Stella McCartney e Calvin Klein, entre outras.







Caso você não seja muito adepto de peças clássicas, mas deseja se arriscar nessa moda, saiba que o mix entre a textura das roupas, ou peças com silhueta ajustada em cores fortes, torna o estilo mais atual.



Além disso, saias em couro ou shorts de alfaiataria, hits da temporada, aliadas às tradicionais camisas brancas, assim como renda, babado e cintura marcada, dão um toque feminino e equilibrado ao modelito.


E então, o que você está esperando para adotar o minimalismo ao seu look e arrasar nas passarelas da vida?

Por Tatiana Bruzzi

Publicado em Setembro de 2010

0 comentários:

 

©2009Espetaculosas | by TNB