domingo, 31 de outubro de 2010

60 anos de Snoopy e sua turma

No mês que termina hoje Charlie Brown, personagem criada por Charles Schulz, completou 60 anos. Para comemorar a data, o Espetaculosas homenageia essa turminha tão carismática, responsável por uma das tirinhas mais divertidas que o mundo já viu.

A estreia dessa turma foi em 2 de outubro de 1950, quando teve sua primeira histórinha publicada em oito dos principais jornais dos EUA. Charlie Brown, Linus, Lucy, Schroeder e Patty Pimentinha, estamparam as páginas do The Washington Post, The Chicago Tribune, The Minneapolis Tribune, The Boston Globe, The Seattle Times, The Denver Post, The Allentown Call-Chronicle e The Bethelem Globe-Times.

Dois dias após a aparição da turma foi que Snoopy, um beagle, surgiu. Isso, lá pela terceira tirinha. Estava completa a turma que mexeria com o universo dos quadrinhos para sempre.

As personagens inesquecíveis criadas por Charles M. Schulz, começaram a nascer em 1947. Mas o menino Charlie Brown só veio a tomar forma definitiva 3 anos depois.




Snoopy só virou foco dos quadrinhos em 1973. Nesta época suas histórias já eram publicadas em 2.600 jornais, distribuídos em 75 países com mais de 350 milhões de leitores.



  
A última tira de Peanuts foi publicada em 12 de fevereiro de 2000. Poucas horas depois Charles Schulz, pai de Charlie Brown e cia, faleceu, aos 77 anos de idade. Mas seu legado permanece até hoje.

Das tirinhas, a turma do Charlie Brown foi parar na TV. As histórinhas de Snoopy tornaram desenhos animados, sendo exibidos na TV Globo e SBT. Também especiais de Natais, mais tarde lançados em VHS.

Além disso o cãozinho Snoopy virou brinquedo e produtos infantis, como escova de dentes, shampoo e sabonete.

Recentemente Jeannie Schulz comentou sobre a popularidade atemporal das personagens, criadas por seu marido: “Fazer os outros felizes era uma medida de sucesso para ele".




É, e conseguiu!

O cão mais famoso do mundo

Snoopy nasceu em 1950 na tirinha dos Peanuts, aqui no Brasil com o título de Minduim. Seu nome foi criado a partir da mistura de dois cachorros que seu criador, o cartunista norte-americano Charles M. Schulz (1922-2000), teve na infância, "Spike" e "Snooky".




Surgiu para ser um cão sem dono, uma espécie de "cão de todos". E não apenas de Charlie Brown. Era mudo e assim se manteve durante os dois primeiros anos de vida, quando começou a ganhar características humanas.

Neste período é que se tornou o cachorro de Charlie Brown, passando em seguida a desenvolver pontos marcantes como charme, personalidade forte, a amizade com o passarinho amarelo Woodstock e a mania de dormir no telhado de sua casinha.




No início desse ano a personagem foi eleita o cachorro mais famoso do mundo através da American Kennel Club, entidade responsável pela padronização das raças nos EUA. A votação ocorreu em comemoraçao aos 125 anos dessa instituição.

Parabéns para eles


Em comemoração aos 60 anos dessa turminha, estão previstos lançamentos de um livro com a reunião das quase 200 mil tirinhas de Peanuts já publicadas. Além disso, a Warner pretende remasterizar os desenhos e lançá-los em DVD. Já a TV Record, comprou os direitos de exibição dos desenhos do Snoopy.


Eles fazem aniversário, nós é que comemoramos.


Por Tatiana Bruzzi

Publicado em Outubro de 2010 

0 comentários:

 

©2009Espetaculosas | by TNB