domingo, 31 de julho de 2011

Clube resgata a magia das cartas

Entre um tweet e uma curtição no Facebook, o mundo foi deixando de lado a prática de escrever cartas. Cartas?! Não se assuste. Isso é aquilo que pessoas com mais de 25 anos sabiam bem como fazer. Caneta, papel e alguma história para contar. Bastavam essas três coisas para uma carta surgir, ser enviada aos Correios e, em alguns dias, chegar ao destinatário.

O que estava praticamente extinto, agora retoma a vida e toma proporções que, provavelmente, nem sua idealizadora imaginou. De uma simples vontade em manter vivo um sentimento tão legal (o entusiasmo ao receber uma carta) surge a ideia de criar o “Clube das Cartas”.

Devagar, mas nem tanto assim, o Clube foi ganhando adeptos e hoje conta com mais de 200 pessoas cadastradas. Fabi, sua moderadora, é quem tem a missão de atualizar com frequência a lista de cadastrados e postar novidades sobre esse universo no blog que mantém.



Com a lista de participantes em mãos (ou na telinha do computador), basta escolher uma pessoa e começar a contar para ela, no papel e a mão, o que você quiser. No início, a escolha do destinatário será aleatória mesmo. Afinal, são centenas de pessoas do Brasil inteiro. Mas depois que você começa a escrever e receber retorno das suas cartas cria-se um laço de amizade e daí para altos desabafos é um pulo.



Nos envelopes vão mimos como bloquinhos, postais, fotos e canetas. Já nas linhas e entrelinhas da carta vão histórias de pessoas tão iguais e ao mesmo tempo tão distintas de você, que até impressiona.

Mas por que manter contato com um desconhecido através de um método tão arcaico? Porque conhecer gente nova é sempre uma boa pedida. Além disso, qual é o problema de se corresponder com um desconhecido?

Muita gente já faz isso ao adicionar, nas redes sociais, quem nunca viu na vida. E, a partir daí, vai ter acesso a muito mais detalhes de sua rotina, se em comparação a quem lê sua vida escrita à mão em uma folha de caderno. 

Quer experimentar a sensação de escrever e receber cartas lacradas em um envelope e postadas nos Correios? Envie um e-mail para fabiabud@uol.com.br , com seu nome e endereço completo, e entre para o Clube. História é o que não vai faltar.

Clube das Cartas



Por Sincer Ramalho

Publicado em Julho de 2011

0 comentários:

 

©2009Espetaculosas | by TNB