terça-feira, 10 de abril de 2012

Essa tal democracia

Em tempos de protestos a cerca do golpe de 64 fiquei pensando sobre a democracia e o que ela representa. Segundo o dicionário, a definição de democracia é a seguinte: (grego demokratía, -as, governo do povo)
s. f. s. f.1. Governo em que o povo exerce a soberania .direta direta ou.indiretamente indiretamente.

Se pararmos para analisar bem, não condiz muito com a realidade que vivemos atualmente. Baseada nisso, saí a procura de informações e depoimentos sobre aqueles anos e o militarismo. O que ouvi, confesso, me surpreendeu um pouco, mas não me assustou. De todas as pessoas com quem conversei, apenas uma se mostrou contente com a atual situação brasileira em relação aquela época. Todas as outras afirmaram que gostariam que o militarismo voltasse, e que não era tão ruim assim; apenas lamentaram a censura a liberdade de expressão e as atrocidades cometidas em nome disso.; e ainda enumeram motivos.

Segundo os relatos “Naquele tempo não havia vagabundagem, emprego sobrava. A gente tinha que sair na rua com a carteira de trabalho, se não tivesse emprego era preso por vadiagem”, relata A. Outra coisa que ouvi é que “Não tinha tanto crime, nem drogas, tudo era mais organizado”, diz B.

Mas também ouvi casos sobre a falta de alimento, onde famílias espalhavam seus membros pelas filas, em dias marcados, para comprar comida. Mas mesmo a única pessoa que se mostrou contra a ditadura afirmou que naquele tempo as escolas e hospitais tinham qualidade e não havia essa “corrupção descarada”

Após conversar com várias pessoas, fiquei analisando os fatos: Será mesmo que o que estamos vivendo tem a ver com a ideia daquelas pessoas que lutaram contra esse regime militar? Será que, vendo no que o Brasil se tornou, teriam arriscado suas vidas e ideologias para tal?

Escolas falidas, Saúde caótica, voto obrigatório, corrupção, drogas... Tudo as claras, bofeteando o povo! Pensei como poderia ser diferente, mas não cheguei a nenhuma conclusão.

Será que não confundiram democracia com “ vamos fazer o que der na telha já que vamos ficar impunes”. Aí me veio a imagem da nossa linda bandeira, “flamulando”... E pensei se a inscrição não deveria mudar para “ordem É progresso”.



Por Luciana Leira


Publicado em Abril de 2012

0 comentários:

 

©2009Espetaculosas | by TNB