domingo, 4 de novembro de 2012

Uma ano de recordações





2012 já está quase no fim. Mas, ao invés de acreditarmos ser o último ano de nossas vidas, já que muitos creem no fim do mundo, nós do Espetaculosas preferimos lembrar deste ano como sendo importante para algumas personalidades e também sua obras. Vamos recordar!




Carlos Drummon de Andrade


Para começar,  no último dia de outubro, comemoramos o centenário de Carlos Drummond de Andrade. Este ano, faz 25 anos de sua morte e, por isso, o poeta foi o grande homenageado na Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP), que aconteceu em Julho. Além disso, a Companhia das Letras relança sua obra com novo projeto gráfico, concepção editorial e versão simultânea para e-book. 


Elis Regina


No dia 19 janeiro foi aniversário da morte de Elis Regina (30 anos) e os fãs ganharam um presente. A Universal Music lançou o box Elis nos Anos 60, que reúne os 12 álbuns que a cantora gravou nessa década. A coletânea inclui um CD com gravações inéditas, como a música “Comigo É Assim”, composta por João Bittencourt e José Menezes, que não entrou no álbum Elis Como & Porque, de 1969.



O Diário de um Mago


Há 25 anos, Paulo Coelho lançava o best seller O Diário de um Mago, na qual narra suas experiências peregrinando pelo Caminho de Santiago de Compostela, total de 700 quilômetros, que durou três meses. Em comemoração a data, a Sextante lançou uma edição especial.  De acordo com o Guinness Book, Paulo Coelho já vendeu 146 milhões de livros no mundo inteiro. Deste total, quase 8 milhões são só de O Diário de um Mago

Rolling Stones


Em 25 de maio de 1962, os amigos de infância Mick Jagger e Keith Richards começaram a escrever a história de uma das bandas mais famosas de Rock: The Rolling Stones. 50 anos depois, até hoje eles se encontram em atividade, enchendo estádios com uma verdadeira multidão de fãs. Deve rolar um CD e DVD comemorativo. 



Nelson Rodrigues

A nudez castigada de Nelson Rodrigues foi relembrada durante todo o ano através de desfiles, filme, livros, espetáculos e exposição. Se estivesse vivo, o dramaturga pornográfico faria 100 anos em agosto.  

A festa começou no carnaval, já que ele foi tema do samba enredo da escola de samba carioca Unidos do Viradouro. Enquanto isso, a Fundação Nacional de Artes (Funarte) abriu inscrições para a montagem de 17 peças do dramaturgo, encenados em salas da Funarte no Rio e em São Paulo. 

No cinema, Moacyr Góes produziu uma nova versão de Bonitinha Mas Ordinária, com Leandra Leal e João Miguel nos papéis principais. Já a Nova Fronteira, que detém o catálogo do autor, prometeu relançar alguns de seus títulos, com novo projeto gráfico.

Jorge Amado

Também em agosto, comemorou-se o centenário de Jorge Amado. A data foi relembrada através do relançamento de diversas obras do autor baiano, como  Navegação de Cabotagem, edição ilustrada; Mar Morto, edição de bolso; e Os Velhos Marinheiros, edição em capa dura, pela Companhia das Letras.  

Além disso, no carnaval a escola de samba Imperatriz Leopoldinense mostrou a trajetória de Jorge Amado através do samba “Jorge, Amado Jorge”, do carnavalesco Max Lopes. Na TV, a Globo lançou o remake de Gabriela, tendo Juliana Paes no papel da personagem título. Já o Museu de Arte da Bahia recebeu a exposição “Jorge, Amado e Universal”.

Clarisse Lispector


Os 35 anos de morte da escritora brasileira, com descendência ucraniana, Clarisse Lispector, comemorados em dezembro deste ano, será relembrado através do lançamento de Clarice Lispector – Jornais, pela editora Rocco, que já colocou à disposição a série de três volumes Clarice na Cabeceira, que reúne contos, crônicas e romances assinados por ela. Vamos aguardar! 




Cássia Eller


Se viva, dia 10 de dezembro Cássia Eller faria 50 anos. Em comemoração a data,  a Universal pretende lançar o DVD Luz do Solo, gravado no antigo ATL Hall (atual Citibank Hall), no Rio de Janeiro, em 2001. Seguindo o estilo voz e violão, a cantora revisitou clássicos dos The Beatles - “Eleanor Rigby”; Caetano Veloso - “Diamante Verdadeiro” e Joni Mitchell - “Cherokee Louise”. Além disso, há a previsão do lançamento do documentário Cássia Eller, de Paulo Henrique Fontenelle, que traz imagens raras e depoimentos inéditos. 

Por Tatiana Bruzzi 

Publicado em Novembro de 2012

0 comentários:

 

©2009Espetaculosas | by TNB