quarta-feira, 26 de maio de 2010

Um lugar frio aquece o amor

Tradicionalmente, Maio foi escolhido para ser o mês das noivas. Por conta disso, os pretendentes ao “sim para sempre” lotam as agendas das igrejas, desde o início do ano. Pelo lado prático da festa, a procura também se deve ao clima desta época do ano em que a temperatura é agradável, com dias ensolarados e noites estreladas: um convite ao amor. Logo, planejar uma lua de mel, em um lugar aconchegante, é tarefa fundamental para que esta data seja inesquecível. Campos do Jordão é uma dica legal.


Localizada à leste da Cidade de São Paulo, na Serra da Mantiqueira, a cidade tem sua história de nascimento ligada a um ponto turístico da cidade. Foi a partir de uma igrejinha da praça, onde atualmente existe o museu A Casa da Xilogravura, que o lugar começou. Campos do Jordão além de ser uma estância turística de lazer, é um dos destinos para quem busca promover eventos como congressos, feiras, seminários, simpósios, sendo escolhida pela Academia Brasileira de Eventos no ano de 2007, como o Melhor Destino para Eventos de Pequeno e Médio Porte na Região Sudeste, por possuir dois centros de convenções, além de salas para esses eventos em hotéis e pousadas da cidade.


Escolher a acomodação não é problema, pois a cidade dispõe de uma rede hoteleira para todos os gostos e bolsos. São quase 9 mil leitos distribuídos em hotéis, pousadas, chalés e flats, cada um ao seu estilo e conforto, atendendo ao variado público. Com a mesma força a gastronomia, que vai desde uma tradicional culinária caseira, com direito a fogão à lenha, até os finos toques e sabores da culinária francesa, passando pelas carnes exóticas, massas, culinária portuguesa, contemporânea e os irresistíveis fondues e racletes. Aliada a boa gastronomia, hospedagem, pontos turísticos e atividades, Campos do Jordão está entre as preferidas para os recém-casados.

Com clima frio e gostoso do lugar, o casal pode curtir um vinhozinho ao pé da lareira em um dos muitos chalés da cidade. Simples, mas acolhedor, esse tipo de ambiente é muito procurado para um programa a dois Depois de degustarem o café da manhã na Pousada Ararinha Azul, ou no Recanto Alameda, ou em tantas outras pousadas a escolher, os recém-casados poderiam começar o passeio pela cidade conhecendo o prédio-sede da Editora Mantiqueira. Construído em 1928, onde outrora funcionava o Mosteiro de São João, das Irmãs Beneditinas, é lá que, desde 1987, está instalada a Casa da Xilogravura. O museu expõe, permanentemente, xilogravuras de mais de uma centena de artistas brasileiros e estrangeiros, além de guardar, em sua reserva técnica, cerca de 2.000 obras de mais de 200 xilógrafos.




Para arejar o programa, que tal visitar o Horto Florestal, um área de 8,3 mil hectares de área preservada com vegetação de araucárias e coniferas. Nos arredores, lagos, bosques, viveiros de plantas e uma capela para rezar e agradecer a Deus por toda essa beleza. Se a fome apertar, tem churrasqueira e restaurantes por perto. Depois de forrar o estômago, é aconselhável descansar olhando lojas de artesanatos espalhadas por todo o parque. Feito isso, é hora de manter a forma e aproveitar o ar puro da serra para caminhar pelas trilhas do parque.


Se o exercício cansou, o jeito é pegar um bonde que faz um passeio pelas principais vilas da cidade: Capivari, Jaguaribe e Abernéssia, num percurso de 4 quilômetros . O passeio se dá através do bondinho urbano (conhecido como camarão), uma simpática e charmosa máquina em estilo inglês. Ao entardecer, uma parada para o chocolate é uma ótima pedida, quando o frio começa a dar os primeiros sinais. Uma entrada no Cacau Show é realmente um programa quente e gostoso. Energia reposta, é hora de se pensar naquilo que se pode fazer na noite de Campos do Jordão.

A cidade serrana, através de iniciativas públicas e privadas desenvolve seu turismo até mesmo nos meses de baixa temporada promovendo eventos como a Festa da Cerejeira, (agosto), Festa da Maçã ( março), a Festa do Pinhão (maio), Festa da Hortênsia, Natal na Montanha, Festival Gastronômico da Cozinha na Montanha, Quinzena da Aventura além de receber espetáculos musicais e culturais nos feriados e finais de semanas, de fevereiro a junho e de setembro a novembro.



Portanto, agora é só marcar o casório, e aproveitar o que a Cidade da Serra da Mantiqueira oferece para aquecer sua lua de mel.

Por Maria Oliveira
 
Publicado em Maio de 2010

0 comentários:

 

©2009Espetaculosas | by TNB