terça-feira, 27 de julho de 2010

Galochas para que te quero

Elas estão de volta e chegaram com força total. Estou falando das galochas, botas ideais para serem usadas nos dias de chuva. A galocha é uma bota feita em borracha, sem cadarço. Pode ser fabricada também com qualquer tipo de material impermeável.

Durantes décadas, era mais comum ser utilizada por pessoas que trabalham em roças, empresas e lugares onde precisem de proteção para os pés, ou contra acidentes, devido ao mal tempo e carga elétrica. Há ainda lugares em que são usadas para a limpeza de banheiros e cozinhas, já que são resistentes e evitam tombos.

Não faz muito tempo que esta peça fez parte do nosso guarda roupa. Lá pelo anos 80 era comum as mães obrigarem seus filhos a usarem as tais botinhas, na hora de irem para o colégio. Lembra?

Depois de um tempo adormecida, a nova onda das galochas chegou às passarelas no inverno de 2008 para nunca mais sair. Em 2009 continuaram arrasando nas ruas e passarelas, e viraram moda após serem vistas nos pés de modelos famosas.

Além de peça fundamental para o inverno, as galochas continuam sendo usadas por bombeiros, para compor o uniforme, e funcionários de empresas de limpeza. Nesse tipo de serviço ela garante a segurança, já que não machuca e evita quem usa sujar os pés com produtos que fazem mal a pele.



Mas hoje em dia elas não são apenas uma peça de uniforme e sim objeto fashion, cada vez mais badalado tanto lá fora, quanto aqui no Brasil. Acessório indispensável para a mulher inteligente e bela.

Está nos pés de artistas, modelos e pessoas comuns. E mais, além de ajudar na preservação da natureza, já que pode ser feita em material reciclável, faz um grande sucesso.



Além das ankle boots, over knees e as tradicionais botas folk ou cowboy - com franjas e fivelas, em camurça ou couro - o inverno 2010 é das galochas. E a maior prova de que elas cairam no gosto popular, são os modelos assinados por estilistas famosos, como Pucci, Burberry e Prada, que chegaram ao mercado.

Já em terras brasileiras, a Sete Léguas – fabricante das galochas usadas por crianças na década de 80 – em parceria com a Farm está reeditando seus modelos, com direito a estampas modernas e alegres.




Muito floral e xadrez para colorir a estação mais fria do ano. E na hora de usar, o conselho é abusar da criatividade. Minisaias, vestidinhos balonê, calça skinny ou legging são ideais para montar visuais descontraído ou elegante, de acordo com a ocasião.


Com que galocha eu vou


Que elas são lindas, charmosas e chegaram para ocupar um lugar ao sol, melhor na chuva, ninguém duvida. Assim como também nao são peças fáceis de achar e muito menos, com preços acessíveis para a grande maioria. Há galochas que chegam a custar R$200,00. Portanto se você quiser muito uma, sempre vale a pena dar uma boa garimpada.

Além dessa parceria entre a Sete Léguas e a Farm, a Melissa também lançou por aqui alguns modelos. Só que tradicionais, ou seja, de uma única cor. Já as coloridas, com estampas em xadrez, poa ou floridas são mais fáceis de serem encontradas em revendedoras, brechós, sites de outros estados ou países.

As galochas da marca norte - americana New Era estão disponíveis nas lojas Doc e Bayard (SP), Sportmix, Opus1 e Movement (RJ), Free Corner (Brasília), Ysto (Curitiba) e Authentic Avenue (Florianópolis).

A Nem Era também tem canais de contatos para tirar suas dúvidas, através do telefone (11) 3315-0910. Ou revendedores, no e-mail contato@newera.com.br  

Outra dica é o blog http://bonitagalocha.blogspot.com/  onde o internauta confere modelos vindos diretamente da China. Como são importadas, é opção de encontrar peças mais baratas do que as vistas nas vitrines daqui. 

Por fim, mas não menos importante, sempre vale a pena dar uma pesquisada nos Brechós espalhados pela sua cidade. Você pode se surpreender com o que vai achar pela frente.

Por Tatiana Bruzzi

Publicado em Julho de 2010









2 comentários:

Anônimo disse...

Adorei esta matéria sobre as galochas....... as vezes tenho dificuldade de encontar o lugar que vende... Beijão... Renata

2 de agosto de 2010 às 11:38
Taty Bruzzi disse...

Ei, feliz que tenha ajudado. A gente está aqui é para isso mesmo. Obrigada pela visita e sempre que puder, volte! :)

Bjs, Taty!

3 de agosto de 2010 às 07:33
 

©2009Espetaculosas | by TNB