quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Ande na moda, ande com alpargatas

Quem não se lembra daquelas rústicas sapatilhas, produzidas em lona ou jeans, com solado de corda ou borracha, inicialmente utilizadas por trabalhadores no campo? Essas sapatilhas, surgidas no mundo fashion em meados dos anos 80, se estenderam pelos anos 90 e deram uma pausa na primeira década de 2000.

Hoje, voltaram com força total. Com modelos recém lançados por grifes como Yves Saint-Laurent, Burberry, Christian Louboutin e Hermés, invadiram às passarelas e caíram novamente no gosto popular.

As alpargatas, tipo de sapatos com solado feito de corda, nasceram pelas mãos do escocês Robert Fraser. O modelo, criado enquanto ele morava na Argentina, é conhecido por lá como ‘alpercatas’ ou ‘espadrilles’.

Após viver uma temporada na terra dos hermanos, Fraser deicidiu se mudar para São Paulo. Abriu a Fábrica Brasileira de Alpargatas e Calçados em 1907, na Moca. E em um ano, já produzia vários modelos de alpargatas.



O sucesso se deu graças ao fato de serem ideais para os trabalhadores da colheita de café, já que não danificava os grãos, quando pisados. Além de ser um sapato barato. Após altos e baixos, a fábrica se manteve e passou a produzir outro calçado de repercursão internacional, líder no mercado até hoje, as famosas sandálias Havaianas

Será que essa moda pega?

Seu regresso tem sido sem muito alarde, mas aos poucos caem no gosto de um público mais trendy e até, no guarda roupa masculino. Isso mesmo. Na coleção para o verão 2010, o estilista John Galliano surgiu em Paris calçando alpargatas, e mostrou que essa moda pega sim. E por que não pegaria?

Leves, confortáveis, a cara da primavera, do verão... As alpargatas, além de uma delicia, são perfeitas para serem usadas com vestidos, saias, shorts, bermudas, calças cigarrete ou capri.

Aliando simplicidade ao design, e conforto ao estilo, mexem com a criatividade de cada pessoa. Sem restrição. E aí é que está o grande barato do modelito.



 
As mais comuns são mesmo destinadas ao público feminino. Feitas em corda, sola fina de borracha e lona por cima. Com uma variada de cores e fitas em tecido, localizadas na altura do tornozelo. Já o modelo masculino é raso e de cores básicas.

Esse ano as coleções lançadas pelas Havaianas, American Vintage e Mango, optaram por recuperar este acessório. Mas, deram ênfase ao público masculinos. Para isso, mantiveram o conceito em termos de materiais.


 
Ousaram nas propostas das cores, revestiram seu interior e utilizaram o mesmo material dos chinelos de dedo, proporcionando assim uma melhor comodidade aos pés.

É, pelo visto essa moda já pegou.

Por Tatiana Bruzzi

Publicado em Outubro de 2010

0 comentários:

 

©2009Espetaculosas | by TNB