terça-feira, 19 de outubro de 2010

Lendas Urbanas

Quem nunca ouviu boatos sobre alguém ter sido dopado e acordar em uma banheira de gelo, sem o rim. Mulher que apareceu na estrada pedindo carona e o destino era o cemitério, ou ainda, punhal encontrado dentro de um boneco?

Lendas urbanas, também conhecidas como mitos urbanos ou lendas contemporâneas, são pequenas histórias de caráter sensacionalista. Divulgadas boca-a-boca ou por veículos de comunicação, constituem em um tipo de folclore moderno, narradas como sendo fatos acontecidos a alguém próximo ou personalidade pública.

Muitas dessas histórias são de caráter real, mas acabam sendo distorcidas com o passar dos tempos. Como na brincadeira do telefone sem fio, lembra? E mais, com o aumento no número de acessos a Internet, se tornaram mundialmente conhecidas.

Alguma dessas lendas são bem antigas. Sendo que, com o passar dos anos, sofreu alterações. Chegando, inclusive, a incorporar outras culturas. Um grande exemplo é a famosa história da “loura do banheiro”.



A lenda em questão é brasileira e fala sobre uma jovem, de pele branca e cabelos claros, que surge em banheiros públicos, como referência ao local onde morreu. Quanto a veracidade da história, há controversia. Alguns dizem que ela se matou, outros que foi assassinada.

Já entre as mais recentes, destaque para a dos jovens que, durante uma balada, foram embriagados e dopados. Acordaram no dia seguinte sentindo a falta de um órgão, supostamente extraído por uma quadrilha de traficantes de órgãos, que os vendem para o mercado ilegal de transplantes. Na maioria dos casos o órgão em questão é o rim.

Para algo bom essa lenda serviu, já que muitos jovens passaram a tomar mais cuidado durante a night. É comum os pais orientarem os filhos sobre o perigo de beber no copo de estranhos ou mesmo, deixar que estranhos se aproximem do seu copo.



Essa lenda chegou a ser reproduzida no filme Turistas. Título que, aliás, foi criticado como preconceituoso. Já que o acontecido ocorria no Brasil.

Além dele outro filme dedicado a histórias como essa é Lenda Urbana. Na produção norte-americana, que chegou a ter uma continuação, jovens são mortos por um serial killer que reproduz lendas conhecidas nos EUA.

Do arco da velha

Pesquisas indicam que o termo "lenda urbana" existe desde 1968, mas chegou ao conhecimento do grande público somente em 1981, por Jan Harold Brunvand, da Universidade de Utah.

O professor Brunvand usou sua coletânea de lendas - The Vanishing Hitchhiker: American Urban Legends & Their Meanings -, para destacar duas questões. Primeiro, a de que lendas e folclores não acontecem apenas em sociedades primitivas ou tradicionais.




Segundo, que aprende-se muito sobre as culturas moderna e urbana estudando essas lendas. Após essa publicação, Jan Harold Brunvard publicou uma série de livros similares. Tendo inclusive sido o primeiro a dar crédito ao termo "vetor" (inspirado no conceito de vetores biológicos), para o indivíduo que ajuda a propapagar uma lenda urbana.

Lenda ou Mito

- A Grande Muralha da China: alvo de uma lenda urbana que diz ser possível vê-la, a olho nu, da Lua. Para isso, o homem precisaria ter uma resolução óptica 17,000 vezes melhor do que a visão normal.

- Monstro do Lago Ness (1909): No Lago Ness, localizado na Escócia, existe um monstro no formato de serpente gigante. A teoria mais aceita é a de que ele não passa de uma espécie de Plesiossauros sobrevivente.

- Pé-Grande: relata a existência de um macaco gigante, de cor negra, que pesa mais de 225 quilos e habita áreas próximas à costa noroeste do pacífico, na América do Norte.

- Spring Heeled Jack: personagem do folclore inglês que seria capaz de saltar extremamente alto.

- Maria Sangrenta (Bloody Mary): se você chamá-la três ou mais vezes no banheiro, com as luzes apagadas, ela lhe cegará.

- Velho do Saco: criada para assustar criança desobediente. Consiste na história de um velho, ou um cigano, que aparece quando uma criança vai brincar sozinha na rua.

-A lenda da Gangue do Palhaço: teve início na década de 60, quando um jornal começou a publicar uma série de crimes infantis, cometidos por um palhaço norte-americano. Essa história foi passada adiante como sendo realizada por um palhaço, que roubava órgão, em uma Kombi azul, na região de Osasco.

- Demônio de Jersey: quando uma mulher, muito provavelmente Deborah Smith, ao dar a luz a seu 13º filho, invocou o diabo, transformando-o em uma criatura demoníaca e voadora.

Saiba mais em:







Por Tatiana Bruzzi

Publicado em Outubro de 2010

0 comentários:

 

©2009Espetaculosas | by TNB