domingo, 19 de dezembro de 2010

Músicas que embalam o Natal

A música pontua nossa vida. Cada fase por que passamos tem sempre uma canção marcante que nos transporta para algum tempo e lugar.  Em se tratando de Natal, essa associação ganha significação especial porque lembramos imediatamente de nossa infância. 

Ao contrário de hoje, em que o consumo caracteriza o sentido da comemoração, no meu tempo de criança as festas natalinas reforçavam os valores cristãos. Nesse contexto, a música servia para disseminar sentimentos religiosos. Em Noite Feliz, por exemplo, o autor Franz Gruber enaltece o nascimento de Jesus Salvador. Por meio da letra, os anjos do céu anunciam a chegada do Deus do amor, que nasceu pobrezinho em Belém.

Em contrapartida, Assis Valente se compadece da criança pobre brasileira e questiona, em “Boas Festas”, se Papai Noel existe mesmo. Na música, o autor compara felicidade a um brinquedo que não tem, pois não chega para os menos favorecidos.  Por conta disso, anuncia a morte do Bom Velhinho.

Depois de muito ouvir o blim, blom, blim, blom, bate o sino da Matriz..., resolvi sair de Black-Out para entender melhor John Lennon. Não que “Natal das Crianças” tivesse perdido o sentido mágico para mim, mas os anseios da juventude eram mais fortes e clamavam pela paz mundial. Assim, cantei “Imagine”, de Lennon, durante uma década e sonhava com um mundo compartilhado por todas as pessoas.




Temas natalinos hoje são raros. Sucessos no gênero são todos os cantados por Roberto Carlos, em especial Natal Branco. Aliás, a mesma música foi gravada por outros artistas como Ivete Sangalo e o grupo Roupa Nova. Mas quem fica mesmo com a coroa é o Rei. Dele é o título “Mensagem” (1999), uma coletânea de 13 músicas dedicadas ao amor e à paz, entre elas “Jesus Cristo” e “Nossa Senhora”.



Há 15 anos o álbum “25 de Dezembro”, de Simone, que também nasceu nessa data foi um sucesso total. Das 11 faixas, “Então é Natal” foi a mais ouvida. Versão de Claudio Rabelo para Happy Xmas (War is over), a música de John Lennon e Yoko Ono alavancou a venda de mais de um milhão de cópias do CD da cantora baiana.

Não tenho o CD da Simone, mas ganhei há dez anos “Um Novo Tempo”, de Ivan Lins. Este inaugura minhas festas de fim de ano e gostei do álbum porque traz uma coletânea de músicas natalinas mais conhecidas. Exceto “Imagine”, todas as citadas nos parágrafos acima podem ser encontradas nesse CD gravado em 1999.

Para quem não curte o popular, a dica é ouvir temas religiosos que são belíssimos. Os mais conhecidos são: "Aleluia do Messias”, de Haendel; “Jesus, Alegria dos Homens”- J S Bach; “Ave Maria” - Schubert ou “Ave Maria” – Gounod. Mas, vale lembrar que, no Natal, mais importante do que ouvir é praticar as mensagens que as músicas passam.

Por Maria Oliveira

Publicado em Dezembro de 2010

0 comentários:

 

©2009Espetaculosas | by TNB