sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Adeus, Inverno

Quem sofre de doenças respiratórias sabe que, no inverno, o problema se agrava por causa do ar seco. Inverno? Sim, ainda estamos nesta estação, embora a primavera já esteja dando ares de sua graça. Mesmo assim, todo cuidado com a saúde é pouco, em face deste clima atípico. 

Segundo o Climatempo, a temperatura no Rio e São Paulo no último 7 de Setembro ficou em torno de 26° C, mas a umidade relativa do ar é desigual: no Rio está acima de 56%; em São Paulo é de 34%. Considerando-se que o índice ideal é de 60%, então as duas cidades da Região Sudeste não alcançaram o patamar desejado. Se esta variação afeta o espaço geográfico, logo é perceptível por pessoas portadoras de asmas crônicas e outros sintomas alérgicos.

Em locais onde os índices de umidade no ar são muito baixos - como em São Paulo, que já registrou neste inverno 11% - há aumento considerável no atendimento de doenças respiratórias decorrentes do ar muito seco. Os sintomas podem começar com irritação nos olhos, garganta, ouvido e nariz, além de piorar a situação de pessoas com rinite alérgica e asma. A pele também sofre com ressecamento, assim como os lábios.



A rinite alérgica é uma inflamação da mucosa do nariz decorrente do contato com poeira, mofo, cheiros fortes, produtos químicos, cigarro, mudanças de temperatura e umidade. Os sintomas podem evoluir de uma simples coriza, espirros, coceira no nariz, obstrução nasal, até se tornar crônica. O tratamento pode ser feito com soro fisiológico, antialérgicos, corticosteróides nasais e controle dos fatores ambientais que ativam as crises alérgicas. 

Com a umidade muito baixa, o ar chega ainda muito seco nos pulmões e pode desencadear a bronquite asmática. O doente tem crises de tosse, falta de ar e, algumas vezes, chiado no peito. Estes sintomas podem ser intermitentes ou persistentes e, se não tratados adequadamente, o paciente pode até morrer em poucas horas. 

Nas crianças, que ainda não desenvolveram um sistema imunológico satisfatório, as crises de bronquite geralmente surgem com mais frequência e o problema agrava-se quando o processo inflamatório fica crônico. A chamada bronquite crônica caracteriza-se por expectoração em pelo menos três meses por ano, em dois anos consecutivos.


Acredita-se que este clima seco possa durar até, pelo menos, o início de outubro. Então, aqui estão algumas recomendações de saúde:


- Usar umidificadores de ar ou colocar uma vasilha com água ou toalha molhada no lugar onde irá dormir;

- Manter a casa higienizada, arejada e ensolarada;

- Tomar bastante líquido para hidratar corpo e secreções;




- Evitar exposição prolongada a ambientes com ar-condicionado, já que este ajuda a ressecar o ambiente;

- Realizar atividades físicas antes das 10h ou após 17h, quando o ar está mais úmido;




- Forrar travesseiros e colchões com plástico, usar edredons ao invés de cobertores, retirar tapetes ou objetos que acumulem pó como livros, revistas, brinquedos de pelúcia e caixas;

- Evitar produtos de limpeza com cheiros fortes;

- Usar persianas laváveis;

- Evitar plantas dentro da casa;

- Não deixar ninguém fumar dentro de casa;

- Usar roupas leves quando a temperatura estiver elevada;




- Usar soro fisiológico para os olhos ou narinas se houver irritação;

- Evitar animais dentro de casa.

Fontes de consulta:

www.climatempo.com.br 
www.abcdasaude.com.br

Por Maria Oliveira

Publicado em Setembro de 2011

0 comentários:

 

©2009Espetaculosas | by TNB