quinta-feira, 22 de março de 2012

Exposição Quase Cinema

Galeria Coleção de Arte traz ao Rio o artista Pitágoras, um dos destaques da arte contemporânea goiana, que faz sua primeira individual em terras cariocas.

A galeria Coleção de Arte inaugura, dia 27 de março, às 19h, a exposição “Quase cinema” do artista plástico goiano Pitágoras. A mostra, com curadoria de Marcus de Lontra Costa, apresenta cerca trabalhos inéditos entre pinturas e desenhos produzidos nós últimos três anos. 

Lontra apresenta Pitágoras como um artista referencial da arte contemporânea brasileira: “Pitágoras conduz nosso olhar entre o regional e urbano. Inspira o mundo e transpira Goiás. O artista dialoga com a tradição literária do desenho, com a ironia de Leonilson e com a mitologia de Siron em seus tempos iniciais.” As obras selecionadas para a mostra no Rio de Janeiro dialogam com a ação cinematográfica – movimento e fixidez – o que, paradoxalmente, acentua a potência desses trabalhos. Para o curador “há nele algo do vigor picassiano aliado ao vigor da pop e à inquietude contemporânea; a arte, aqui, é uma comunhão, uma troca de energia, beijos, seivas e sabores”.

Os trabalhos apresentados na Galeria Coleção de Arte convidam o visitante para uma grande festa dos sentidos, uma sucessão de imagens que remete o observador à magia do cinema. “Pitágoras nos ensina que a essência das coisas da arte nasce nos nossos corações e se projeta verdadeiramente para o interior das nossas retinas”, declara Lontra.




Representado nas principais coleções brasileiras – Coleção Gilberto Chateaubriand, MAM SP, MAM Bahia etc. – no conjunto de obras do artista expostos na Coleção de Arte é possível mergulhar num mundo ao mesmo tempo onírico e sensual, presente em um Brasil destemperado, despudorado e ao mesmo tempo de grande lirismo que somente o cinema e a arte são capazes de transmitir. Permeado por personagens trágicos e angustiados, seres notívagos, fantasmagóricos, ambientes decadentes, insetos, homens máquinas, animais e mitologias, manchas e sombras, obras que acompanham um pensamento inquieto, curioso e impulsivo. Personagens materializados em pinturas e em desenhos, que por vezes remetem a quadrinhos e  mangás,  no que o artista denomina como “uma alegre aventura trans”.

A arte é a ponte que une o tempo e as formas essenciais do universo do artista, em que o excesso e a saturação são instrumentos de subversão do olhar, estratégias de conhecimento e de ação. “Aqui não há censura, não há controle: caminhando pela planície a arte é um vulcão, fumaça e lava, luz e cantoria em meio à imensidão e ao silêncio” sentencia o curador.

Ao abrir o espaço do mercado da arte carioca para o artista goiano, a Galeria Coleção de Arte reafirma a sua vocação de ser um espaço de divulgação artística comprometido com a qualidade e com os novos valores da arte brasileira.

Pitágoras – Quase cinema
Curadoria Marcus de Lontra Costa

Abertura: 27 de março de 2012 de 19h as 22h (aberta ao público)
Exposição: 27 de março  a 12 de maio
Segunda a sábado | 10h às 18h

Galeria Coleção de Arte
Praia do Flamengo, 278 – Térreo – Flamengo
Tel: (21) 2551-0641
www.colecaodearte.com.br

Agradecimentos: Raquel Silva - Ass. de Imprensa
raquelsilva@alternex.com.br
Publicado em Março de 2012 

0 comentários:

 

©2009Espetaculosas | by TNB