quinta-feira, 21 de junho de 2012

Vamos malhar?!


Estamos em ano de olimpíada e desta vez será a cidade de Londres que se prepara para receber atletas e turistas, amantes de esportes. O grande espetáculo esportivo terá início em 27 de julho e irá até o dia 12 de agosto. Ao todo, serão 39 modalidades em 26 esportes, disputadas pelos melhores atletas de todo o mundo.


Como o Espetaculosas está sempre ligado em tudo o que acontece por aí, reviramos o baú e listamos atividades que, um dia, fizeram parte da história dos Jogos Olímpicos.  Sendo assim, que tal conferir as curiosidades que preparamos para você?

Esportes que já foram olímpicos

12 horas de ciclismo – A única prova aconteceu nos Jogos Olímpicos de 1896, em Atenas, Grécia e somente dois atletas conseguiram completá-la, pedalando incansáveis 12 horas.

Escaladas de cordas – Consentia na escalação de uma corda, com 14 m, utilizando apenas os braços e as mãos. Esteve presente nos Jogos Olímpicos de Atenas, de 1896 até a 1932, em Los Angeles, EUA.

Pancrácio – Nos Jogos Olímpicos da Grécia Antiga era uma espécie de luta vale-tudo muito violenta: valia de tudo mesmo.



Levantamento de peso com uma mão – Esse tipo de esporte ficou ausente nos Jogos Olímpicos de 1904, em Saint Louis, EUA. Hoje, os levantamentos de peso são feitos com as duas mãos.  

Jeu de Paume (Jogo de Palma) – Foi introduzido nos Jogos Olímpicos de 1908, em Londres, Inglaterra, e os jogadores rebatiam uma bolinha usando apenas as mãos.

Lançamento de dardos e discos com as duas mãos – Essa prova foi disputada apenas nos Jogos Olímpicos de Estocolmo, Suécia, em 1912. Hoje, os lançamentos são feitos apenas com uma mão.

Artes – De 1912 a 1948, a música, a pintura, escultura, desenhos e literatura eram algumas das modalidades praticadas nos Jogos Olímpicos.

Beisebol – Muito popular nos EUA e Japão, o esporte fez parte pela última vez como olímpico nos Jogos de 2008, em Beijing, China.

Patinação Artística no Gelo – Antes de ser um esporte dos Jogos Olímpicos de Inverno, curiosamente a patinação no gelo fez parte dos Jogos Olímpicos de Verão até 1920, em Antuérpia, Bélgica.

Arremesso de pedra de 6,4 kg – Fez parte apenas dos Jogos Olímpicos de 1904, em Saint Louis, EUA. E as pedras tinham que pesar 6,4 kg.

Cabo de Guerra – Embora muitos assimilemos com uma brincadeira de criança, ele foi considerado esporte olímpico em 1900 e 1920, nos Jogos Olímpicos de Antuérpia, Bélgica.

Corrida de Bigas – Fazia parte dos Jogos Olímpicos da Grécia Antiga. Cerca de 40 bigas competiam, tendo que completar 12 voltas em uma pista de 1250 m.




Nado a distância subaquático – Os competidores nadavam a maior distância possível debaixo d’água e sem respirar. Esteve presente nos Jogos Olímpicos de 1900, em Paris, França.

Corrida de Barcos a Motor – Foi nos Jogos Olímpicos de 1908, em Londres, Inglaterra, que aconteceu a primeira e última disputa com veículos motorizados.

Nado Sincronizado Solo – Embora sejam necessárias duas pessoas para haver sincronismo nessa modalidade, o nado sincronizado também existiu somente para um participante nos Jogos Olímpicos de Verão, de 1984 a 1982.

Natação com Obstáculos – No meio da competição, os nadadores tinham que escalar um mastro, nadar debaixo d’água e pular sobre barcos no Rio Sena. Esteve presente apenas nos Jogos Olímpicos de Paris, em 1900.



Ginástica com Clavas – O ginasta segurava duas clavas grandes de madeira e era obrigado a fazer movimentos sem se separar delas. Fez parte dos Jogos Olímpicos de 1904, em Saint Louis, e de 1932, em Los Angeles, ambos nos EUA.

Pólo – Devido ao alto custo com o transporte e o cuidado com os cavalos, o Pólo participou pela última vez como modalidade olímpica em 1936, na cidade de Berlin, Alemanha.

Fonte: McDonald's
Por Tatiana Bruzzi

Publicado em Junho de 2012 

0 comentários:

 

©2009Espetaculosas | by TNB