segunda-feira, 1 de abril de 2013

Pega na Mentira


Há inúmeras explicações para o 1º de abril ser em homenagem ao dia da mentira. Também conhecido como “dia das mentiras”, “dia das petas”,“dia dos tolos” ou “dia dos bobos”, tudo leva a crer que a brincadeira nessa data teria começado na França.

Desde o começo do século XVI, o Ano Novo costumava ser festejado no dia 25 de março, data que marcava a chegada da primavera, e as festas comemorativa duravam uma semana, terminando justamente no dia 1º de abril.

Por volta de 1564, logo após a adoção do calendário gregoriano, o Rei Carlos IX da França determinou que o ano novo seria comemorado no dia 1º de Abril. Porém, alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo, pelo qual o ano iniciaria em 1º de Janeiro.

Então, alguns gozadores passaram a ridicularizá-lo, enviando presentes esquisitos e convites para festas que não existiam. E essas brincadeiras ficaram conhecidas como "Plaisanteries."

Em países de língua inglesa, o dia da mentira costuma ser conhecido como April Fools' Day - Dia dos Tolos. Já na Itália e na França, ele é chamado respectivamente “Pesce d'aprile” e “Poisson d'avril”, que siguinifica “peixe de abril".

Aqui no Brasil, o 1º de abril começou a ser difundido no estado de Minas Gerais, onde circulou “A Mentira”, um periódico de vida efêmera, lançado em abril de 1828, com a notícia do falecimento de Dom Pedro e desmentida no dia seguinte.

A Mentira saiu pela última vez em 14 de setembro de 1849, convocando todos os credores para um acerto de contas no dia 1º de abril do ano seguinte e dando como referência um local inexistente.


As mentiras mais famosas do cinema





Pinóquio: o boneco de madeira que sonhava tornar-se humano e tem seu desejo realizado, mas é castigado pelo dom da mentira, vendo seu nariz crescer toda vez que “conta uma história”. 





O Rei Leão: Scar faz o jovem Simba acreditar que era culpado na morte do pai, o Rei Mufasa, quando na verdade foi o tio do leãozinho quem matou o próprio irmão para ficar com o trono.




O Mentiroso: Jim Carrey promete ao filho ficar um tempo sem mentir. A tarefa não seria difícil se ele não fosse um advogado capaz de tudo para vencer uma causa, inclusive inventar as piores histórias.





A Órfã: Isabelle Furhman interpreta uma mulher com aparência de menina e sérios problemas psicológicos. A suposta órfã vai parar na casa de uma família que acaba de perder a filha e passa a perturbar a mãe e amedrontar os outros filhos do casal, com a intenção de seduzir o pai. 





Batman – O Cavalheiro das Trevas: Coringa mente o verdadeiro paradeiro de Rachel e Harvey ao Batman, que vai parar no lugar errado, fato que acaba provocando a morte de sua amada.




True Lies: o agente secreto do Governo dos EUA vivido por Arnold Schwarzenegger escondeu enquanto foi possível da esposa, interpretada por Jamie Lee Curtis, sua verdadeira identidade, mas a verdade acaba vindo à tona e provocando grandes aventuras.



O Show de Truman: a vida de Jim Carrey no filme O Show de Truman é toda ficção, história construída para ser exibida em uma espécie de Reality Show. 





Por Tatiana Bruzzi
Publicado em Abril de 2013
Fontes: Wikipédia
             Yahoo 

0 comentários:

 

©2009Espetaculosas | by TNB