quarta-feira, 8 de maio de 2013

A primeira impressão é a que fica

Você batalhou durante um bom tempo pelo emprego dos seus sonhos e após passar por todo o processo seletivo, finalmente conquistou a vaga. Meus parabéns! Esse mérito é todo seu.

Entretanto, não basta ter um ótimo currículo para garantir uma boa convivência no ambiente de trabalho. É preciso saber como se comportar, respeitar as regras da empresa. Afinal, lembre-se que você está pisando em terreno desconhecido.

A primeira regra que devemos nos lembrar é a de que cada empresa segue um código de ética. Enquanto algumas são mais formais, outras presam pela informalidade. Porém, até descobrir até onde você pode ir, o melhor é se preservar. 

A minha, e provavelmente a sua avó também, já dizia: “a primeira impressão é a que fica”. Tentando evitar que você passe a imagem de uma transloucada, fofoqueira ou presunçosa, o Espetaculosas listou dicas de comportamento para quem inicia em um emprego novo. Bora conferir?!

Seja pontual

Organize seus horários e tarefas com antecedência. As empresas não toleram atrasos, principalmente quando vindo de um funcionário novo.




Seja discreta

Não apenas nas atitudes, como também na sua vestimenta. Comece abolindo roupas extravagantes, amassadas, com decotes ou cores fortes, mesmo que você não ocupe um cargo executivo. Roupas mal cuidadas passa a imagem de desleixo.

Mantenha a ordem

Quem gosta de gente espaçosa, ainda mais se for no ambiente de trabalho? Ninguém! Por isso, ocupe apenas o seu lugar, evitando esparramar qualquer tipo de material utilizado.


Além disso, nada de largar papel de bala ou copo de cafezinho em cima da mesa. Lugar de lixo e na lixeira! Por fim, conforme for desvendando os hábitos da empresa, anote-os em uma agenda.



Telefone desligado

Evite falar ao telefone, seja ele fixo ou celular, a menos que seja imprescindível fazer ou receber uma ligação. E nesse caso, fale baixo. De preferência, retire-se da sala e retorne o mais breve possível. Bom senso é tudo!

Simpatia, educação e cordialidade

“Bom dia, por favor, com licença, obrigado e bom fim de semana”, são palavrinhas mágicas que aprendemos enquanto crianças e devemos levar para o resto da vida. Por isso, sempre que entrar em um lugar peça licença e cumprimente as pessoas. Aguarde um convite para se sentar e estenda a mão se o outro estender primeiro. Como diria o profeta: gentileza, gera gentileza. E quebra o gelo de qualquer um.

Mantenha a postura firme

Olhe nos olhos quando falar com alguém, estabelecendo um diálogo direto. Evite ficar de braços cruzados, não se jogue na cadeira ou fique na beirada quando se sentar e evite ficar tocando na pessoa enquanto conversa. Lembre-se: pessoas serenas podem ter seus momentos de descontração, mas sem extrapolar.




Preserve-se

É possível conseguir bons amigos no ambiente de trabalho, mas lembre-se que intimidade vem, ou não, conforme a convivência diária. Portanto, nada de expor sua vida logo de cara. Evite também falar de quem não esteja presente, pois fofocas sempre são mal-vistas no trabalho. E controle a altura da sua voz e o tom das brincadeiras.

Tudo tem a sua hora

Ideias novas são sempre bem vindas, mas você não precisa se impor logo na primeira semana. Você deve evitar a ansiedade e jamais se mostrar agressiva. Mantenha a paciência e saiba se colocar.  

Fonte: Yahoo  

Por Tatiana Bruzzi 

Publicado em maio de 2013

0 comentários:

 

©2009Espetaculosas | by TNB