segunda-feira, 5 de abril de 2010

Então, é Outono

O verão acabou. Será? O calor que voltou com o Outono, depois de semanas de chuvas, não está nos convencendo disso. Então, o melhor é pensarmos mesmo como cariocas “que não gostam de dias nublados...” e adoram uma praia. Por conta disso, os protetores solares não podem ser guardados nem as recomendações com a saúde devem ser esquecidas.



 
Mais do que essencial à beleza, bloqueador solar e ingestão de líquido no calor protegem e regulam a temperatura do corpo. Além disso, dão um aspecto de pele saudável e bonita. Esses cuidados são indicados para todas as idades e, em especial, a idosos. Com o avançar da idade, a pele fica frágil e sujeita às agressões do meio ambiente. Ressecamento, manchas e descamação são manifestações do fotoenvelhecimento, mas podem ser combatidas e tratadas com um especialista.

Tais alterações se devem à “diminuição da secreção sebácia, causada pela queda do estímulo hormonal e à redução do conteúdo de água da pele”, afirma o especialista. Para amenizar os danos causados pela ação do tempo, os médicos recomendam que os idosos procurem se hidratar muito a pele com um creme que contenha antioxidante, como vitamina C e beber muita água.

Outra dica é cultivar bons hábitos para suportar o calor carioca. Nesse caso, uma alimentação equilibrada é imprescindível para manter o organismo saudável. O guia da pirâmide alimentar poderá indicar o caminho para quem deseja seguir uma dieta rica em nutrientes. Pela pirâmide, a pessoa pode comer diariamente quantidades apropriadas dos cinco grupos de alimentos. A idade, sexo e nível de atividade física vão determinar o número de porções necessárias à dieta ideal.



Na base da pirâmide estão os alimentos chamados energéticos (cereais, pães, arroz e massas), enquanto no topo ficam os que devem ser consumidos com moderação como gorduras, óleos e açúcares. No meio, aqueles que deveríamos consumir com mais freqüência em dias quentes: frutas, legumes e verduras. Esses alimentos contêm substâncias antioxidantes que combatem o excesso de radicais livres produzidos pelo próprio organismo, e que podem causar diversas doenças, entre as quais, o envelhecimento precoce e acelerado da pele.

Portanto, é tempo de se consumir muitas frutas, já que estamos no outono. Nesta época, elas estão fresquinhas e mais em conta. As cítricas são ricas em vitamina C, substância antioxidante importante. Abusemos da tangerina, laranja, morango, limão e dos legumes que contêm B-caroteno como cenoura e abóbora. Para completar, um chá verde cai bem.


Fonte de pesquisa: Revista “Sua Saúde”, Ano 4, número 13

Por Maria Oliveira

Publicado em Abril de 2010

0 comentários:

 

©2009Espetaculosas | by TNB