quarta-feira, 30 de junho de 2010

Futebol, paixão mundial

FIFA fan fest e Alzirão reforçam a paixão do brasileiro pelo futebol


Nas três primeiras décadas do século passado, o futebol era considerado um privilégio de ricos. Hoje, por ser um esporte popular acessível a todas camadas sociais, pode ser usado como símbolo nacional, coesão social e racial. Isto ficou claro nesta Copa, sediada pela África do Sul, onde torcidas de diferentes nações se confraternizam nos estádios ou em lugares escolhidos pelo FIFA Fan Fest para exibição dos jogos.

Nesta Copa, o FIFA Fan Fest (IFFF) está sendo realizado em seis cidades do mundo, entre as quais o Rio de Janeiro. O evento oficial da FIFA combina a transmissão de todos os 64 jogos da Copa 2010, trazendo ainda atrações musicais. Patrocinado por grandes anunciantes e corporações mídiáticas, a festa em Copacabana agrega pessoas de diferentes lugares e classes sociais.

Dessa maneira, a multidão que se concentra a cada jogo do Brasil, diante do telão de 120m², não está ali só por causa da peleja. O principal motivo é usufruir o prazer de compartilhar com o outro a emoção que o futebol provoca. Naquele momento, o interesse individual fica de lado e prevalece a vontade da maioria.


Vontade que o povo manifesta nos estádios, nos carros, nas ruas, nas praias e nas fachadas das casas, quando veste - no sentido mais amplo da palavra- as cores da seleção pela qual torce. É um espetáculo único da emergência das massas que, projetado no telão do FIFA Fan Fest, traz a África do Sul para mais perto da galera que assiste aos jogos. O que se vê, dentro e fora do telão, é uma mistura de nacionalidades representadas, caricaturalmente, por pessoas fantasiadas, bem no estilo que o carioca gosta.



Como símbolo de identidade nacional, a imagem que é veiculada, através do futebol brasileiro, é de que nossos jogadores são mais espertos e criativos no trato com a bola. Imagem que, na Copa de 1970, foi utilizada pelo Governo do Brasil para associá-la ao milagre econômico e, dessa forma, enaltecer a Ditadura. Este é o princípio da democracia moderna pelo qual Tocqueville norteou seus estudos sobre política da multidão.


Segundo Tocqueville, se antes a multidão situava-se fora, como turbas que ameaçavam com sua barbárie a sociedade, agora as massas se encontram dentro, dissolvendo o tecido das relações de poder.

Teorias à parte, ao torcedor só interessa a taça, que o fará sentir-se também um vencedor. Afinal, a multidão que assite aos jogos, seja em Copacabana ou no Alzirão – Tijuca -, representa a vontade da maioria composta por mais de 190 milhões de brasileiros. Patriotas que, mesmo em meio a euforia da Copa, não deixam de levar donativos para o local do FIFA Fan Fest para ajudar os irmãos nordestinos, desabrigados em decorrência das chuvas que destruíram várias cidades de Pernambuco e Alagoas.

O Brasil é assim, caracterizado por uma sociedade de imensas diferenças sociais e econômicas, mas que tem uma tendência de transformar manifestações culturais em motivo de coesão social, que são apropriadas como formas de identidade nacional, como é o caso do futebol.

Em tempos de Copa, que inveja não devem ter os gringos dessa nossa identidade. Ainda ficarão mais despeitados se o Brasil vencer. Aí é que vão ver como se samba no campo e fora dele. Mais uma identidade que eles não tem.

Tome Nota

As doações para os desabrigados da chuva nos Estados de Alagoas e Pernambuco serão aceitas em uma tenda montada na entrada do evento, na altura da rua Duvivier. Serão aceitas doações de alimentos não-perecíveis, cobertores e água.

Por Maria Oliveira
 
Publicado em Junho de 2010

2 comentários:

Carla disse...

Estou esperando um post sobre a derrota do Brasil. Porque já ouvi muito homem falando na TV, agora quero ler uma definição feminina.
Beijos, Tati.

P.s: Sou a Carlinha, que fazia bolsas, amiga de Roseane.

3 de julho de 2010 às 06:39
Taty Bruzzi disse...

Oi Carlinha, blz? Gostei da sugestão, vou providenciar isso. Ok?! Obrigada pela visita e sempre que der, passe aqui para companhar nosso trabalho.

Bjs, Taty!

4 de julho de 2010 às 18:35
 

©2009Espetaculosas | by TNB