segunda-feira, 28 de junho de 2010

Proteja seu cão durante a Copa

Se em época de brasileirão fica difícil segurar a torcida, imagina na Copa do Mundo. Fogos, apitos, cornetas e até a famosa vuvuzela são um atrativo a mais na hora de juntar a galera para aquele belo churrasco.

Mas no momento da comemoração não podemos nos esquecer de nosso melhor amigo, o bichinho de estimação. E entre a lista, os cachorros e gatos são os que mais temem a hora da algazarra.

De acordo com veterinários, alguns animais sentem um medo natural pelo barulho. Enquanto que outros, um pouco menos. E segundo estudos realizados, os cães foram apontados como os mais medrosos. Questão de evolução.

A melhor forma de proteger seus amiguinhos é através da prevenção. Se seu pet ainda é um filhote, com cerca de três a quatro meses, o ideal é brincar com ele ou distraí-lo durante o barulho. Mantenha uma atividade prazerosa e aos poucos, estimule-o à ruídos. Assim ele não se tornará um adulto medroso.



Já no caso de seu pet ser adulto, mas morrer de medo quando exposto a um ambiente barulhento, o melhor é acolhe-lo. Naquele momento ele precisa se sentir protegido. Evite deixá-lo sozinho e em casos que isso não seja possível, reserve um local mais aconchegante. Se possível dentro de casa.

Animais que já sofreram trauma podem ser tratados. Mas para isso é necessário a ajuda de um profissional, e o tratamento tende a ser mais demorado. Aconselha-se o uso de um CD com sons de fogos. Os ruídos começam baixos e vão aumentando gradativamente, até que ele se acostume. Ao mesmo tempo, uma atividade com o pet é realizada através do uso de bolinhas e até alguns petiscos.

Abaixo confira a lista de medidas para garantir a segurança de seu bichinho. Afinal, você não vai querer arriscar a saúde de quem sempre tem muito amor para lhe dar.

Tome nota:


- Solte a coleira

Durante as festividades não deixe seu cachorro ou gato na coleira. Muitos animais, enquando presos, morrem por enforcamento no desespero de fugir dos fogos e rojões.

- Deixe-o num local tranquilo

Se precisar isolar seu pet, deixe-o fechado em um local sem vidro e seguro. Por conta do medo, alguns animais tentam atravessar a vidraça e acabam se ferindo.

- Acalme-o

O uso da medicina alternativa pode diminuir a tensão nos pets, como homeopatia, florais e acupuntura. Mas lembre-se, para obter resultado esses tratamentos devem ser feitos a longo prazo e o melhor é se aconselhar com o veterinário do seu bichinho. Somente ele indicará o tratamento adequado.

- Algodão no ouvido

Alguns veterinários indicam colocar um chumaço de algodão nos ouvidos do bichinho. A medida pode dar resultado em casos extremos, mas alguns animais estranham. Caso opte por essa alternativa, fique ligado no comportamento do seu.

- Cuidado com as fugas

Não deixei portas e janelas abertas. Cães e gatos tendem a fugir para a rua, com receio dos fogos. Se não estiverem acostumados, correm o risco de serem atropelados. Ou nunca mais voltarem para casa.

-Televisão ou rádio ligado

Para trazer conforto, coloque-o em um local seguro, com a luz acesa e a televisão ou rádio ligados, para abafar o som dos rojões. Mas não com o volume muito alto, pois o mesmo pode provocar mais nervoso no animal.

- Sem vizinhança

Para casos extremos, em que o animal sofre de fobia grave, a melhor opção é afastá-lo de qualquer transtorno. Leve-o para um hotel, longe da cidade e da vizinhança.

Fonte: Revista Criativa

Por Tatiana Bruzzi

Publicado em Junho de 2010

0 comentários:

 

©2009Espetaculosas | by TNB