segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Outubro Rosa

Outubro é o mês das crianças, também período em que homenageamos Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil. Além disso, há alguns anos adotamos uma outra festa, vinda de culturas estrangeiras, a do Halloween.

Mas não podemos nos esquecer que outubro é também o mês em que o mundo todo se junta, em prol de um bem maior. Estamos falando do Outubro Rosa, campanha de combate ao Câncer de Mama.

Esse movimento deu sua primeira largada nos Estados Unidos e hoje conta com a participação de todo o planeta. A ação, que estimula a participação da população, empresas, entidades, movimentos e blogs, recebeu esse nome porque remete à cor do laço rosa.

Símbolo mundial da luta contra o câncer de mama, o laço rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em 1990, na cidade de Nova York.


O objetivo desse movimento, de repercursão mundial, é chamar a atenção direta para a realidade atual do câncer de mama. Além de destacar a importância de um diagnóstico precoce.

Sua ação embeleza as cidades com seu tom rosa. Monumentos e locais históricos mostram, de um modo bem feminino, a importância da luta contra o câncer que mais mata mulheres no mundo todo.



No Brasil, a primeira iniciativa do Outubro Rosa aconteceu em 2002 com a iluminação rosa do Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo. Na ocasião, a ideia surgiu de um grupo de mulheres, simpatizantes com a causa do câncer de mama, apoiadas pela empresa européia de cosméticos Estée Lauder.

Porém, o movimento só ganhou força por aqui em 2008. Nesse mesmo ano, diversas entidades relacionadas ao câncer de mama "vestiram de rosa" monumentos e prédios em suas respectivas cidades.

Aos poucos, cidades como São Paulo-SP, Santos-SP, Rio de Janeiro-RJ, Porto Alegre-RS, Brasília-DF, Salvador-BA, Teresina-PI e Poços de Caldas-MG, entre tantas outras, também foram se iluminando de rosa.

Tivemos certeza de que nosso país havia abraçado de vez esta campanha, quando vimos seu maior símbolo, o Cristo Redentor, pela primeira vez com sua iluminação no tom de rosa. Era o Outubro Rosa se intensificando em todas as partes do mundo.

Esse ano, mais uma vez o mês de outubro nos convida a se vestir de rosa. E o conselho do Espetaculosas é para você não adotar apenas a cor, como também a campanha.

Mesmo estando na última semana do mês, ainda há tempo de saber onde ocorre a ação, buscar informações, fazer o exame, e passar adiante essa ideia, tão benéfica para a saúde. Tanto das mulheres como dos homens.



Campanha Outubro Rosa 2009 - eu participei (ponta/esquerda)

Isso mesmo, vale lembrar que pessoas do sexo masculino, mesmo que em número menor, também podem sofrer com o câncer de mama. Por isso, entre no site Pink Ribbon International - http://www.pinkribbon.org/ e confira as movimentações globais da ação.

Saiba mais em :



Por Tatiana Bruzzi

Publicado em Outubro de 2010

1 comentários:

Carioquez disse...

Excelente post. Nós também apoiamos o Outubro Rosa, com uma edição limitada de uma de nossas jóias que fazem mais sucesso.

Beijos!

26 de outubro de 2010 às 05:22
 

©2009Espetaculosas | by TNB