domingo, 12 de junho de 2011

Agora é a vez da moda Grunge

Depois dos exagerados anos 80, com direito a polainas, bodys e relogios que trocam de pulseira, e todo o brilho dos anos 70, vindos de lurex e paetês, enfim chegamos aos anos 90.

Calma! Eu não estou tendo colápsos de memória e muito menos, surtos de nostalgia. Apenas acompanhando a moda que hoje surge com uma nova releitura do grunge.

Geralmente quando estilos nascem em forma de manifestações contra alguns princípios, vira moda referente aquele momento. Foi assim com o punk, ao surgir na Inglaterra da década de 70 em protesto aos padrões da sociedade da época. Não demorou muito para que tachas e jaquetas de couro preto virassem objetos de desejo.

Por esse mesmo motivo a moda grunge, nascida na passagem dos anos 80 para os 90, marca registrada das bandas de rock underground de Seattle, virou febre internacional durante essa década.

Mas ao contrário do punk, curiosamente o grunge não teve estética pensada e, muito menos, elaborada. Os músicos usavam camisas de flanela e jaquetas folgadas com o único intuito de se protegerem do frio da região.

Seu look era completo com peças em jeans, usados até se desintegrarem. Foi daí que surgiu o aspecto surrado do grunge, além das roupas adquiridas em brechós e feiras de caridade.

A moda grunge teve seu apice em 1991 graças ao estouro da banda Nirvana, liderada pelo saudoso Kurt Cobain. Com seu hino 'Smells Like Teen Spirit', esse estilo se espalhou assustadoramente ao redor do mundo.


Tendo sua imagem veiculada diretamente na MTV, Kurt virou o maior ícone adolescente e fez com que a maioria dos jovens aderisse à combinação camisa de flanela + calça jeans rasgada.

Já sua mulher, Courtney Love, se transformou em modelo para as meninas da época, ao ressaltar a moda do cabelo descolorido, maquiagem carregada e românticos vestidos da mamãe, saídos de brechós.

O Grunge e o Neo-Grunge

Somente em 1993 é que o grunge chegou às passarelas. Com uma coleção criada por Marc Jacobs, para a marca Perry Ellis, o estilista passou a ser denominado "guru do grunge". Seu desfile apresentou modelos, com cabelos aparentemente sujos, vestindo camisas de flanela, botas de trabalhadores e gorros de lã.

Além do estilista, no decorrer dos tempos, outros especialistas apresentaram uma moda denominada pelas revistas de Neo-Grunge. Nomes como Chloé, John Galliano, Stella McCartney e muitos outros, trouxeram para o inverno de 2008 o estilo “moda-mendigo”, look desalinhado e estudado, onde formas amplas, desestruturadas e desconstruídas se sucedem, trazendo o regresso ultra-chic do grunge.

Peças como casacos oversize, bolsas enormes, plataformas exageradas, luvas de lãs grossas e tricotadas à mão, além de belíssimos cachecóis. Looks cinzentos e com um ar totalmente vintage.


Nas passarelas de moda, até hoje o estilo grunge aparece através de releituras mais modernas, deixando um pouco de lado o jeito “largado” de ser. Esse ano o xadrex voltou com tudo. Camisas, vestidos e calças já agitam o outono/inverno 2011.

Atualmente o estilo tem aparecido muito entre celebridades. Uma delas é Katie Holmes, mulher de Tom Cruise, famosa por ser adepta de calças e cardigãs bem folgados. Já a gêmea Mary-Kate Olsen é outra que aderiu à moda faz tempo. Em seu look, camisa xadrez não pode faltar.

A marca inglesa Mulberry aposta em delicados vestidos. Já na brasileira Osklen é possível encontrar malhas listradas. Nas últimas temporadas de moda, em Nova York, o estilo grunge está presente em desgastados jeans da marca italiana Diesel. Além da William Rast, grife do cantor Justin Timberlake, que apresenta versões do estilo em peças como jeans rasgado, blusas folgadas e mantas de flanela xadrez.

E se você quer andar na moda, saiba que o segredo para o sucesso no mundo fashion ainda é dar uma boa revirada no baú da vovó, mamãe ou ate irmã. Principalmente, se ela foi jovem na década de 90.

Sem medo de errar

Apesar de estar na moda, é precisa tomar alguns cuidados para se adotar o estilo grunge. Se for usar uma peça mais solta, como camisa ou calça, opte pelas mais justas no resto do corpo. Assim ninguém vai achar que você saiu de casa vestindo um pijama.


Para não errar, use peças grunge com calçados e acessórios informais. A menos que seu look seja muito bem elaborado. E você, tenha certeza absoluta do que está fazendo.

Por fim, não se esqueça que a moda grunge não combina com ocasiões muito sofisticadas. Use-a somente no dia-a-dia ou, em eventos informais.

Entendendo o Grunge

- O grunge começou nos anos 90 com mudanças na música. Algumas bandas de Seattle (USA), com influências dos anos 60 e 70, misturaram elementos do som “punk”, de nomes como Ramones e Iggy Pop, às influências de Led Zeppelin. Assim, surgia um dos maiores nomes da música grunge: Nirvana.

- A moda buscou inspiração na anti-moda. Nos anos 80, a moda também se apropriou largamente da anti-moda-punk. Contudo, o grunge não possuía detalhes oriundos do punk, como maquiagem carregada, couros e vinis, alfinetes e cabelos super produzidos. Ao contrário, a inspiração para a moda grunge era a classe proletária de Seattle, com roupas largas e miseráveis, como a camisa xadrez dos lenhadores. O visual era junkie. Tanto o público, quanto as bandas, eram junkies, e as mangas compridas serviam para esconder as picadas.

- Em pouco tempo o estilo se popularizou pelo mundo. Blusões rasgados e puídos poderiam ser comprados por 200 dólares. Os meninos deixaram os cabelos crescer, como os hippies, e usavam calças extra-grandes, gorros e flanela xadrez. Já o cabelo das meninas era comprido e repartidos ao meio.

- A moda, ao incorporar o estilo nas passarelas, também carrega elementos hippies, As cinturas das calças baixaram e as bocas-de-sino voltaram à cena.

- O grunge foi um estilo colorido, amarfanhado e roto, no qual roupas de fabricação doméstica, personalizadas ou de segunda mão, eram usadas em camadas, complementadas por pesadas botas militares.

- Agora, o visual despojado e imortalizado por Kurt Cobain, voltou. Sobreposições, jeans largos com aspecto de usado, rasgado, puído, t-shirts, gorros, tênis, botas e uma boa camisa xadrez, ganham releitura dos principais estilistas internacionais e fashionistas. Mas para não ficar com look da década passada, o ideal é misturar tendências. Tipo ar despojado com jeito de arrumada. O que você acha?


Por Tatiana Bruzzi

Publicado em Junho de 2011

0 comentários:

 

©2009Espetaculosas | by TNB