segunda-feira, 13 de junho de 2011

Bem-vindos, japoneses

A imigração japonesa no Brasil está completando 103 anos. Um período longo desde o acordo feito entre os governos brasileiro e japonês, em que pretendiam suprir as necessidades de ambos em termos econômicos. E o resultado dessa aliança foi o legado deixado pelo povo nipônico, em solo brasileiro, tanto na área cultural quanto tecnológica.

Tudo começou em 1908, quando chegou ao porto de Santos o navio Kasato Maru trazendo 165 famílias de japoneses, oriundos de regiões pobres do norte e sul do Japão. Nessa época, o Brasil precisava de mão de obra estrangeira para trabalhar nas prósperas fazendas de café do oeste do estado de São Paulo.

Por outro lado, a economia japonesa não conseguia gerar empregos necessários para toda a população. Então, a solução foi selar o acordo imigratório com o Brasil. Atualmente, nosso país abriga a maior população japonesa fora do Japão.

Mas o início foi muito difícil para os imigrantes japoneses. O modo de vida diferente, o odioma, os hábitos alimentares, o preconceito racial que sofreram, enfim, um choque cultural que dificultou a adaptação à terra brasileira.



Além disso, a maioria dos nipônicos pretendia enriquecer aqui e retornar para o Japão em pouco tempo. Entretanto, os salários baixíssimos e o preço da passagem descontado no salário, só faziam aumentar as dívidas e afastá-los do sonho de voltar.

A situação do imigrante mudou quando, a partir do sistema de parceria com fazendeiros locais, muitos japoneses conseguiram economizar e comprar seus primeiros pedaços de terra. Com a ascensão social e a vinda de parentes, a maioria decidiu pela permanência definitiva neste país.



Hoje, plenamente integrados ao Brasil, contribuem com o crescimento econômico e diversidade cultural de nosso país. Juntos com portugueses, africanos, italianos, espanhóis, árabes, chineses, alemães e muitos outros imigrantes, os japoneses colaboraram com a nossa pluralidade cultural. Assim, além do empenho e trabalho, trouxeram a arte, costumes, língua, crenças e conhecimentos que ajudaram muito na formação deste país.

O Brasil dos Japoneses

As contribuições da imigração japonesa em seus primeiros 103 anos de presença no Brasil são muitas e em diversas áreas. Nas artes tradicionais se destacam a cerâmica, escultura, pintura, ikebana, oshibana e origami.

Trouxeram também, o costume do chá e o paladar apurado do peixe nas comidas típicas como sushi e sashimi. Apesar de agradar pelo estilo exótico, a base principal da culinária japonesa é o arroz.

Mas não pararam por aí as influências da imigração. O poder da cultura pop japonesa é um fenômeno visível nos últimos 20 anos. Nesse período ocorreu um crescente interesse de criadores, das mais diversas áreas das artes, do entretenimento e da moda por tudo que é do Japão. Nesse contexto, há uma geração globalizada que aderiu a estética, gosto e comportamento, produzidos pela cultura pop do Japão.


Fascinados pelos mangás e animês, filmes de monstros gigantes, esses jovens criadores fixaram suas ideias em consumidores de brinquedos, roupas, revistas em quadrinho e tudo mais que reforcem ídolos do cinema e da TV. Se hoje as crianças curtem jogos, roupas e brinquedos do Ben Dez, nos idos Anos 60 o super-herói preferido da garotada era o Nacional Kid.


Por toda essa diversidade cultural e tecnológica, vê-se que o efeito da imigração japonesa no Brasil não vai parar com o tempo. Conservadores por tradição e inovadores quando precisam superar os efeitos da guerra ou catástrofes que, vira e mexe, afetam o seu país, os japoneses ainda têm muito o que nos ensinar.

Por Maria Oliveira

Pubicado em Junho de 2011

0 comentários:

 

©2009Espetaculosas | by TNB