sábado, 28 de janeiro de 2012

Em harmonia com o seu ambiente



A escolha das cores de sua casa é uma tarefa muito importante. Afinal, além de trazer a sensação de limpeza e frescor, dá uma vibração especial ao ambiente. Porém, alguns cuidados devem ser tomado. A cor errada pode, ao invés de equilibrar, intensificar sensações desagradáveis. 



Pensando nisso, o Espetaculosas pesquisou o significado das cores para ajudá-la e fazer a escolha certa e viver de bem com a vida e o ambiente que você vive. Vamos lá!

De acordo com Angela Chapper, gerente de Marketing da Futura Tintas, cada tonalidade provoca estímulos distintos em nosso sistema nervoso. “Isso afeta diretamente as emoções, humor e sensações de bem-estar. As cores, comprovadamente, podem transmitir muitas sensações boas: paz, relaxamento, energia e harmonia”. Daí a importância da escolha de cores que reflita a personalidade de cada um.

CORES QUENTES


Cores quentes como laranja, vermelho e amarelo transmitem calor e vigor aos ambientes, além de estimular o otimismo, a generosidade e o apetite. Por isso recomenda-se usá-las na cozinha, por exemplo. Para iluminar e aquecer o ambiente da sala de estar, nada como mesclar o trio branco, preto e cinzento com uma pitada de amarelo, trazendo um estilo mais contemporâneo. O uso de espelhos favorece a multiplicação da luz, tornando o ambiente mais vibrante. Porém, por serem cores estimulantes, a utilização em quartos deve ser cuidadosa, pois podem prejudicar o sono e o descanso.



CORES FRIAS


Cores mais frias ampliam o ambiente. Os tons de azul e verde transmitem frescor, esperança e tranquilidade, além de proporcionarem um ar mais leve e jovem. Em uma cozinha para um casal jovem, por exemplo, pode-se mesclar detalhes na decoração em azul-marinho e verde cítrico. Já as paredes transmitem leveza com uma tonalidade de azul claro. As cores Verde e Lilás em listras de diversas espessuras podem ser utilizadas em um quarto infantil, por exemplo.   


CORES CLARAS


As cores claras também deixam os espaços mais amplos e leves. Para dar a sensação de amplitude no ambiente, prefira sempre os tons mais suaves e pastéis. As cores escuras, se aplicadas em todas as paredes, reduzem os espaços. Um detalhe importante é ter o teto sempre com o tom mais claro que as paredes. Toques coloridos, flores de tonalidades marcantes podem complementar o cenário, trazendo mais vida e boas vibrações aos moradores, amigos e familiares.

NOVOS TONS


Tonalidades como Berinjela, Alfazema, Cappucino são alguns dos lançamentos da Futura Tintas nesse ano. Para conferir sofisticação e ousadia a ambientes como sala ou quarto é aconselhável combinar uma cor suave no teto e nas paredes e um tom novo em apenas uma das paredes. Além dessas, outras sugestões da Futura são Tomate Seco, Tangerina, Azul Profundo e Chocolate na parede menor da sala ou do quarto, atrás do home teather ou da cabeceira da cama.

Por Tatiana Bruzzi

Publicado em janeiro de 2012

Agradecimentos: Futura Tintas/SP

0 comentários:

 

©2009Espetaculosas | by TNB