segunda-feira, 26 de abril de 2010

40 anos sem Beatles

O último dia 10 de abril foi marcado por uma data triste para a maioria de uma geração, já que completava exatos 40 anos que os Beatles – maior banda de rock da história – se separaram. Na época, o fim da banda fora anunciado, em comunicado oficial, por Paul McCartney logo após lançar seu primeiro álbum solo.

Os Beatles já não tocavam mais juntos desde o final da gravação do álbum Abbey Road. No final dos anos 60 seus integrantes já se dedicavam a outros projetos e, consequentemente, suas vidas pessoais seguiam rumos diferentes.

O que veio pela frente foi um enfoque na carreira solo de cada um dos quatro integrantes. E por mais que tenham produzido obras primas enquanto grupo, não há como não respeitar a carreira individual de cada um.

Em entrevista na época da separação oficial, Ringo Starr afirmou que a banda optou por não falar de seu término quando estavam em estúdio. E mais, a continuação não era de toda descartada. Isso até o anúncio de Paul, um dos fundadores dos Beatles.

Durante um bom tempo os músicos foram questionados sobre um possível retorno. O mesmo só foi totalmente esquecido quando John Lennon morreu. O líder do grupo foi assassinado por um fã no dia 8 de dezembro de 1980, na porta de sua casa, em Nova York.



No proximo dia 20 de maio o documentário LetIt Be também completa 40 anos. Para quem não sabe, o filme é um registro sobre as razões que levaram a banda a se separar

Atravessando Gerações

O sonho acabou, mas até hoje o The Beatles se mantém ativo na memória de quem viveu a época do iêiêiê. Paul, John, Ringo e George foram responsáveis por canções grandiosas. Conquistaram fãs mesmo com a passagem de quatro décadas, provando a temática de que quando a música é boa não há prazo de validade.

Não é a toa que, cada vez mais encontramos jovens que se identificam com a “maior banda de todos os tempos”. E é por isso que seus álbuns ainda estão entre os mais vendidos no mundo, assim como produtos licenciados.

Ano de Lançamentos

Agora que tal esquecer as tristezas e voltar ao ano passado. Em comemoração aos 40 anos do lançamento do clássico Abbey Road, em 2009 todos os discos de estúdio da banda ganharam versões remasterizadas com uma qualidade de som bem melhor que as dos CDs lançados em 87. O feito atingiu o topo das paradas em vendas.

E mais, no ano passado também tivemos "Beatles - Band Rock”, primeira versão do game exclusivamente dedicado a uma banda. E então, esses são ou não motivos para se comemorar?

Fonte: Revista Roling Stones

Por Tatiana Bruzzi

Publicado em Abril de 2010

0 comentários:

 

©2009Espetaculosas | by TNB