sábado, 12 de junho de 2010

Dia de São Valentim

Mês de junho é o período em que realizamos festas de São João, fazemos promessas à Santo Antônio e comemoramos o dia dos namorados. Esse último eu deixo para quem já encontrou sua cara metade. Do contrário, o jeito é apelar às simpatias.

Antes de sair para comprar o presente do seu amor, ou depositar o alfabeto dentro de uma bacia, deixá-la no sereno, na véspera de Santo Antônio, e no dia seguinte descobrir quem será seu futuro marido, conferindo qual papel, com qual letra, abriu durante a madrugada – eu juro que nunca fiz isso, mas conheço quem já fez -, você saberia me dizer porque escolheram tal data para se comemorar o dia dos namorados?

Bom, aí depende. Isso porque “O Dia dos Namorados”, conhecido na maioria dos países como “Dia de São Valentim” - que surgiu com o intuito de celebrar a união amorosa entre casais - na verdade é comemorado em 14 de fevereiro, data referente ao da morte do santo.

Sua história está associada ao amor romântico, reformulado no final da idade média. O então bispo Valentim lutou contra a ordem do imperador Cláuido II, que consistia na proibição de casamentos durante as guerras. Para ele, soldados solteiros eram melhores combatentes do que os casados.

Além de continuar celebrando casamentos, apesar da proibição do Imperador, Valentim chegou a se casar em segredo. Mas o feito foi descoberto, o que ocasionou em sua prisão e condenaçao à morte.

Durante a estadia na prisão, muitos jovens lhe davam flores e bilhetes dizendo que ainda acreditavam no amor. Além disso, enquanto aguardava o cumprimento da sentença, veio a se apaixonar pela filha de um carcereiro. Ela era cega e milagrosamente, ele devolveu-lhe a visão. Por conta disso, foi considerado mártir pela Igreja Católica. Antes de morrer, Valentim escreveu-lhe uma mensagem de adeus e assinou como “Seu Namorado”.


Celebre o amor


O dia de São Valentim era, até algumas décadas, uma festa comemorada principalmente em países anglo-saxões. Mas ao longo do século XX o hábito estendeu-se a muitos outros países.

Sua morte - 14/02 – coincidentemente marca a véspera de Lupercais, festas anuais celebradas na Roma Antiga em homenagem a Juno, deusa da mulher e matrimônio. E de Pan, deus da natureza.

Um dos rituais desse festival era a passeata da fertilidade, em que os sacerdotes caminhavam pela cidade batendo nas mulheres com correias feitas em couro de cabra, para assegurar a fecundidade.



No século XVII, ingleses e francese passaram a comemorar a data como união do Dia dos Namorados. Um século depois ela foi adotada pelos Estado Unidos e tornou-se o “Valentine’s Day”, que se mantém até hoje.

Hoje em dia está muito associado a troca mútua de recados de amor, em forma de objetos e simbolos. Como a silhueta de um coração e a figura de um cupido. No século XIX os recados manuscritos deu lugar aos cartões de felicitações, produzidos em massa. Por conta disso estipula-se que cerca de um bilhão de cartões românticos são enviados por ano, tornando a data muito lucrativa para o comércio.

Agora uma curiosidade: Na idade média dizia-se que o 14 de fevereiro era o primeiro dia de acasalamento dos pássaros. Por isso os namorados da época usavam esta ocasião para deixar mensagens de amor na soleira da porta de suas amadas. Que lindo!


O 12 de junho no Brasil


O que vou dizer a seguir não tem nada de romântico. Mas a verdade é que nosso país passou a comemorar o dia dos namorados por questões comerciais. Tudo começou graças a um publicitário chamado Antônio José Braz, que trouxe a ideia do exterior e a apresentou aos comerciantes paulistas. Sendo logo seguida por comerciantes de todo o país.



Por aqui a data escolhida foi o 12/06, véspera de Santo Antônio – conhecido como o santo casamenteiro -. Provavelmente porque o santo português pregava a importância da união familiar numa época denominada Catarismo, em que a seita Catara condenava filhos nascidos fora do casamento e apontava-os como sendo gerados por um Deus mal.

Por Tatiana Bruzzi
 
Publicado em Junho de 2010

1 comentários:

Aimée Bruzzi disse...

A moda agora é pegar a foto de Santo Antonio e postar no album do orkut de cabeça para baixo! Será que da certo?
XD

Bjs! \o/

16 de junho de 2010 às 11:13
 

©2009Espetaculosas | by TNB