segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Guadalajara

A cidade do Pan tem nome: Pérola do Oeste


Os jogos Pan-Americano terminaram no último fim de semana e o Espetaculosas está na área para falar sobre como foi a competição e apresentar a cidade-sede.

Conhecida como Pérola do Oeste, Guadalajara é a capital do Estado Jalisco, no México, e o segundo centro cultural deste país, perdendo apenas para a Cidade do México. Com diversos museus e centros culturais, em 2005, ela recebeu o título de Capital Americana da Cultura.

Embora mantenha muitas tradições rurais, Guadalajara é uma cidade moderna e recebe importantes eventos como o Festival Internacional de Filmes de Guadalajara, a Feira Internacional do Livro e, agora, o Pan-Americano 2011, que deu um gás na região, fazendo com que diversas pessoas queiram saber um pouco mais sobre sua cultura.
A 16ª edição dos Jogos Pan-Americanos começou dia 14 de outubro e terminou no último dia 30. Foram 44 atrações esportivas, desde vôlei de praia, passando pelo clássico futebol até tiro com arco e pelota basca.

Os Estados Unidos lideraram o quadro de medalhas, com um total de 236. Cuba assumiu a segunda colocação, com 136 medalhas. Nós ficamos com terceiro lugar, com 141 medalhas, sendo 48 de ouro, 35 de prata e 58 de bronze. Em relação a 2007, o Brasil manteve o resultado em seis modalidades, melhorou em 11 e piorou em 18.
 
Curiosidades
 
- O vôlei brasileiro teve 100% de aproveitamento no Pan de Guadalajara, levando a medalha de ouro no masculino e feminino, de quadra e praia. 
 
- Thiago Pereira foi o esportista mais vitorioso da história do Pan-americano, ultrapassando o saldo do mesatenista Hugo Hoyama.
 
- Lucélia Ribeiro tornou-se a primeira brasileira tetracampeã no karatê.
 
- As modalidades que mais trouxeram ouro para nosso país foram atletismo, vela, natação e judô.

- Já para a ginástica olímpica esse Pan não foi nada agradável. A quebra da equipe feminina interferiu no resultado final da delegação e somente Daniele Hypólito trouxe medalhas. Já seu irmão, Diego Hypólito, conquistou muitos ouros junto com os companheiros nos Jogos de Guadalajara.


Por Sincer Ramalho

Publicado em outubro de 2011

0 comentários:

 

©2009Espetaculosas | by TNB