terça-feira, 1 de novembro de 2011

Andar é preciso

Estamos em plena primavera e a temperatura no Rio tende a ficar mais alta, segundo os boletins meteorológicos. Para o carioca, que tem um belíssimo litoral à sua disposição, isso não vem a ser problema, mas pretexto de curtir uma praia. Entretanto, antes de o verão chegar, é recomendável criar hábitos saudáveis e preparar o corpo adequadamente para receber esse calorão que se anuncia.

No verão, deve-se ingerir uma alimentação rica em frutas, legumes e muito líquido. Para completar o cardápio, é bom acrescentar uma atividade física que ajude o corpo a ficar em forma e a saúde em dia. Mas se o custo da academia não se ajustar ao orçamento, caminhar é a dica mais acessível ao bolso, sem falar nos benefícios que traz.

A caminhada é um ótimo exercício para queimar calorias e reduzir as taxas de colesterol ruim (LDL e VLDL) e aumentar o colesterol bom (HDL). É a atividade física mais indicada para o diabético porque reduz os níveis de glicose e melhora a ação da insulina. Além disso, é considerada a prática que oferece menos risco de lesões ortopédicas e cardiovasculares. Pelo contrário: fortalece músculos e ossos e diminui a frequencia cardíaca de repouso.
 
 


Caminhar ao ar livre melhora o humor e ajuda as pessoas a terem mais amigos. Como é uma atividade aeróbica, aumenta a oxigenação cerebral e, se realizada rotineiramente (pelo menos de três a quatro vezes por semana), é capaz de liberar a endorfina- hormônio responsável pela sensação de bem-estar, contribuindo para afastar a depressão e a ansiedade.

Seja na praia ou na rua, na pracinha ou no bosque, andar faz bem à saúde e não custa nada. Basta um tênis confortável e jogging adequado ao corpo, para se dar a largada. Se o que falta é atitude, então é bom lembrar que a caminhada regular, desde que bem orientada, é capaz de melhorar a saúde física e mental de quem a pratica.



Por Maria Oliveira
 
Publicado em Novembro de 2011

0 comentários:

 

©2009Espetaculosas | by TNB