terça-feira, 1 de novembro de 2011

125 anos da Coca-Cola

No almoço em família, aniversário das crianças ou lanche da escola, não importa a comemoração, desde que ela seja regada a uma boa e gelada Coca-Cola.

Há exatos 125 anos essa bebida mundialmente querida dava seus primeiros passos rumo ao sucesso e o Espetaculosas não podia deixar essa data passar despercebida.

No dia 8 de maio de 1886, era vendida a primeira garrafa de Coca-Cola, nome dado por Frank Robinson, contador do criador original do produto, John Pemberton, que utilizou a sua própria caligrafia para fazer o logotipo.

A história do refrigerante começa com a chegada do farmacêutico Pemberton na cidade de Atlanta, Estados Unidos. Logo após servir a Guerra Civil americana, o jovem estava disposto a mudar de vida e correr atrás de clientela para comprar suas ideias e medicamentos, mas Pemberton não tinha muita habilidade para vendas e, por isso, o fracasso sempre o perseguiu. Até que se juntou ao contador Frank Robinson, que acabou tornando-se seu sócio.

O projeto foi para nas mãos do vendedor Asa Candler, que transformou a Coca-Cola em um grande negócio criando formas brilhantes de apresentar a nova bebida ao consumidor, através da distribuição de cupons que incentivavam experimentar o produto. Além disso, produziu relógios, balanças e calendários com a marca, fazendo com que a propaganda funcionasse.




Em 1894, Joseph Biedenharn, um comerciante do Mississipi, coloca a bebida em garrafa e a oferece a Candler, que não fica muito entusiasmado com a novidade. Apesar de ser um homem de negócios, inovador e brilhante, ele não conseguia imaginar que o segredo para o sucesso da bebida seria vendê-las em garrafas portáteis, facilitando o consumidor a levar para onde quiser, mas acabou percebendo que sim.

O sucesso foi tanto que em 1895 Candler já havia construído fábricas em Chicago, Dallas e Los Angeles. E, quatro anos depois, chegou a vender os direitos de exclusividade para engarrafar e comercializar a bebida aos advogados Benjamin F. Thomas e Joseph B. Whitehead por apenas 1 dolar.

A pretinha mais querida do mundo

Com o tempo, a imitação da bebida passou a ser vista como a forma mais explícita de se demonstrar admiração. E a propaganda deu ênfase à autenticidade da Coca-Cola, tomando conta da publicidade e sugerindo aos consumidores que não abrissem mão da legítima.

A empresa criou um novo formato de garrafa, dando maiores garantias de autenticidade. Em 1916, a Root Glass Company, uma empresa de Indiana, iniciou a fabricação da famosa garrafa “contour” que, em 1961, ganharia a condição legal de “marca registrada” exclusiva da Coca-Cola, honra conferida a poucas embalagens.

A embalagem é escolhida por causa de sua aparência atrativa, design original e pelo fato de, mesmo no escuro, o consumidor conseguir identificá-la.



A Coca-Cola cresceu rapidamente e se expandiu por todo os Estados Unidos, atravessando fronteiras e seus produtos chegam a Cuba, Porto Rico, França e outros países. Em 1900 existiam apenas dois fabricantes e em 1920 eles chegaram a marca de 1.000.

Desde a produção do primeiro lote de bebidas, as garrafas da Coca-Cola sofreram mudanças em seu formato em busca de uma melhor adaptação do produto com o cliente, assim como várias formas de promover suas vendas.

A original

Ninguém causou tanto impacto na Coca-Cola Company como Robert Woodruff. Seu pai comprou a empresa de Candler em 1918 e o jovem assumiu a presidência cinco anos depois.

Foi Candler quem introduz a Coca-Cola no mercado americano, mas a Woodruff coube a consolidação da marca e liderança da Coca-Cola em todo o mundo durante os 60 anos em que ficou no comando da empresa.

Gênio do marketing, ele viu oportunidades de expansão e conquistou o mercado com campanhas inovadoras. A Coca-Cola viajou com a equipe americana para a Olimpíada de Amsterdã, em 1928, e logo foi estampada nos trenós de corridas de cachorro no Canadá e nas paredes das arenas de touros, na Espanha.

Ele alavancou o desenvolvimento e a distribuição dos produtos através da embalagem six-pack, das geladeiras horizontais e outras inovações que tornaram a marca mais apreciada.

Quando ficou claro que as donas de casa preferiam as embalagens six-pack, a empresa enviou mulheres de porta em porta para instalar gratuitamente um abridor de parede com a marca Coca-Cola. Esse é exatamente o tipo de pensamento que norteia a liderança de Woodruff e faz da Coca-Cola não só um grande sucesso, mas parte da vida das pessoas.

Os anos 90 foram uma década de crescimento contínuo para a marca, graças a ligação da empresa com os esportes, apoiando principais eventos esportivos mundiais, como os Jogos Olímpicos e a Copa do Mundo de Futebol.

Novos mercados se abriram quando a Coca-Cola passou a ser vendida na Alemanha Oriental, em 1990, e retornou à Índia, em 1993.

A empresa também começou a atuar em outros segmentos do mercado de bebidas e intensificou a aquisição de importantes marcas presentes em vários países. Neste mesmo ano é lançada a campanha “Always Coca-Cola”, surgindo logo em seguida o urso polar, que acompanha a marca até hoje, principalmente na época do Natal.

Tendo uma linha de produtos em franca expansão e um consumo diário crescente, a Coca-Cola é uma empresa que não se acomoda, enxergando cada vez mais novas oportunidades de crescimento. Com aproximadamente 400 marcas presentes em mais de 200 países, é correto dizer que a marca possui consumidores em todo o planeta.

E, diante de tamanho crescimento e criatividade, aliada ao grande tradicionalismo, a marca é considerada uma das mais caras e com maior influência no mundo todo.
 
Por Tatiana Bruzzi
 
Publicado em Novembro de 2011

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