sexta-feira, 26 de março de 2010

A arte de se fazer Yoga

Em tempos onde a mulher não é apenas a dona do lar, mãe carinhosa e esposa dedicada, muitas são as atividades praticadas para se manter a saúde física e mental. E, para quem não sabe, uma das técnicas mais procuradas por esse perfil de mulher moderna - na busca para agüentar o pique do dia – a- dia, é a Yoga.

A Yoga é uma antiga filosofia de vida. Originária da Índia, ela existe há mais de 5000 anos e figura até hoje como o mais antigo e holístico método para colocar em forma o corpo e a mente. Significa união, pois consiste em unir e integrar corpo, mente e nossas emoções, para que assim sejamos capazes de agir conforme nossos pensamentos e sentimos.

A prática do Yoga nos induz a um profundo relaxamento, tranqüilidade mental, concentração, clareza de pensamento e percepção interior, juntamente com o fortalecimento do corpo físico e o desenvolvimento da flexibilidade.

O que torna o Yoga único é o fato dele não apenas alongar todas as partes do corpo, mas também massagear os órgãos internos e as glândulas. A técnica coordena o sistema respiratório com o corpo físico, relaxa os músculos e a mente, estimula a circulação e aumenta a provisão de oxigênio em todos os tecidos. Costas, peito, sistema digestivo e pulmões são os mais beneficiados pelos exercícios. O resultado é que o processo de enrijecimento devido à inatividade, o cansaço, a postura incorreta e o envelhecimento é revertido. É provado que a prática regular do Yoga garante uma qualidade de vida muito melhor, livre dos efeitos nocivos da correria e da tensão em nosso cotidiano.

Para fazer Yoga não é necessário acreditar em nada exótico, e sim praticá-lo com regularidade e empenho. O uso constante do Yoga opera milagres em nosso corpo e vida. Os exercícios são simples e o praticante os conquista gradualmente, respeitando o ritmo próprio de cada um.

As aulas começam com movimentos suaves para despertar o corpo. Há seqüências de “Saudação ao Sol”, que aquecem músculos, articulações e aumentam a resistência física. Em seguida trabalha-se os ásanas, posições do Yoga. A respiração acompanha cada movimento, aumentando a intensidade da prática e mantendo o calor necessário para alongar, alinhar músculos e articulações. A aula termina com o relaxamento e a meditação, colocando o praticante num estado de serenidade e bem estar.



As Técnicas do Yoga:

Existem várias modalidades de Yoga e as técnicas mais utilizadas são:

Ásanas - os exercícios físicos que fortalecem o corpo aumentam sua agilidade e previnem contra várias doenças, principalmente as psicossomáticas. Diferente de outros métodos, os exercícios são feitos respeitando o alinhamento das cadeias musculares e com total consciência do corpo. Assim, não há risco de distensões ou lesões. Além disso, os ásanas desbloqueiam áreas tensas que impedem o fluxo da energia vital. Em última análise, as doenças surgem quando esse fluxo não é adequado.

Pránáyáma: são os exercícios respiratórios. No início, eles vão reeducar os músculos envolvidos na respiração ampliando-a e melhorando a absorção do oxigênio. Depois, atuam em nossas emoções auxiliando-nos a lidar melhor com elas e produzindo um estado de equilíbrio interior. Os pránáyámas também agem diretamente sobre nossa energia, aumentando-a e melhorando sua distribuição pelo corpo.

Yoganidra: aqui, aprendemos a descontrair conscientemente cada músculo e cada parte do nosso corpo. Depois, nos imaginamos envolvidos por uma cor específica ou passeamos mentalmente por praias paradisíacas, belas montanhas, campos floridos, etc. Tudo isso para que possamos sair da agitação do cotidiano e perceber outras formas de viver com mais tranqüilidade. A serenidade advinda desses momentos é deliciosa e permanece por vários dias.

Meditação: meditar é sentar-se quieto e observar a si mesmo. Estamos sempre preocupados em conhecer tudo aquilo que está ao nosso redor, mas nos empenhamos muito pouco em descobrir o que acontece dentro de nós. Como lidamos com os fatos da vida, pensamos, sentimos, quais nossas verdadeiras aspirações. A meditação oferece a possibilidade de nos conhecermos mais profundamente.

Por Roberta Marassi
 
Publicado em Maio de 2008

0 comentários:

 

©2009Espetaculosas | by TNB