segunda-feira, 22 de março de 2010

Entrevista

Julio Leira / Equipar

TB - O que significa turismo de aventura? Esportes Radicais estão incluídos nessa atividade?

JL - O Turismo de Aventura é um segmento de mercado do setor de Turismo, que compreende no movimento de turistas, cujo atrativo principal é a prática de atividades de aventura de caráter recreativo e não competitivo. Atualmente, ele é um dos segmentos que mais cresce em todo o mundo e particularmente no Brasil, onde as belezas naturais e a grandiosidade do país permitem a realização de uma infinidade de atividades em diversos destinos turísticos. Atividades relacionadas a Turismo de Aventura: Escala em rocha, rafting, rapel, mountain bike, mergulho, trekking, arborismo, tirolesa, exploração de cavernas, dentre outros. De certa forma, esportes radicais também estão incluídos nas atividades de Turismo de Aventura, só que não com o termo “esportes radicais”. 

TB - O que intitula um esporte como radical?

JL - Esse termo surgiu de uma jogada de marketing para divulgar as competições de “esportes de aventura” e são usados para designar esportes com um alto grau de risco físico, dado às condições de altura, velocidade ou outras variantes em que são praticados. Atividades relacionadas a “esportes radicais”: Bungee jumping, Canoagem, Canyoning, Corrida de Aventura, Parapente, Paraquedismo, Rafting, Trekking, Vôo livre, Skate, Surf, dentre outros. O esporte radical tem uma conotação mais competitiva, já o turismo de aventura uma conotação mais recreativa.

TB - Há quanto tempo a Equipar foi fundada?

JL - A Equipar Trilhas & Montanhas existe há mais de dois anos, sempre atuando no segmento de Turismo de Aventura. Nossas atividades são voltadas mais para a escalada em rocha, trekking e rapel. Em breve estaremos fazendo também rapel de cachoeira.

TB - O que levou vocês a criarem essa empresa? A paixão pela aventura?

JL - Em primeiro lugar a paixão pela natureza e a paixão pela aventura. Não há nada melhor do que depois de uma semana de trabalho/estudo você renovar sua energia estando em contato com a natureza, seja numa trilha, seja numa rocha ou numa cachoeira. Aliado a essa paixão pela natureza, surgiu a idéia de fazer um curso de escalada em rocha. Após a conclusão do curso, levávamos alguns amigos interessados para escalar. Como o material de escalada é caro surgiu a idéia de cobrarmos um valor para a própria manutenção/compra do material. Foi aí que surgiu a Equipar Trilhas & Montanhas. Posteriormente, visando aprimorar os nossos conhecimentos e o atendimento ao cliente, realizamos o curso de certificação da ACTA – Associação Carioca de Turismo de Aventura.

TB - Qual a principal proposta e o objetivo da Equipar?

JL - Nosso principal objetivo é mostrar a cidade do Rio de Janeiro de uma forma diferente. Fazer com que as pessoas saiam de suas rotinas e conheçam a cidade através de trilhas, escaladas, locais para banhos de cachoeiras. Que elas, depois de uma atividade com a Equipar, sintam-se renovadas, que sintam a verdadeira energia da natureza aliado a uma atividade saudável.

TB - A empresa conta com profissionais especializados?

JL - Com certeza, todos os condutores da Equipar são formados em curso de escalada em rocha, além de serem certificados pela ACTA – Associação Carioca de Turismo de Aventura.

TB - Quantos profissionais fazem parte da equipe?

JL - Atualmente temos uma equipe com 6 condutores certificados e mais dois 2 condutores auxiliares.

TB - Em média, quantos grupos vocês agendam por mês?

JL - Entre 10 e 15 grupos/mês, contudo tal perspectiva difere, pois temos que levar em conta o período de férias escolares, bem como estações do ano, além é claro das condições climáticas.

TB - Em quais lugares vocês costumam agendar atividades?

JL - Trilhas: Pico da Tijuca, Bico do Papagaio, Pedra Bonita, Pedra da Gávea, Pão de Açúcar e Cachoeira do Quebra e do Chuveiro. As trilhas variam do nível fácil ao pesado.

Escalada: Morro da Urca, Morro da Babilônia e Paineiras.

TB - Para iniciarmos uma atividade física sempre há preocupação quanto às condições físicas e de saúde. E quanto a vocês? O que é preciso para se estar apto a participar das atividades propostas pela empresa? Limites de idade ou obrigatoriedades?

JL - Antes de fazes qualquer atividade, mandamos para o cliente um termo de assunção de risco. Esse termo contém toda a descrição da atividade, assim como os dados de saúde e condições físicas, o qual será lido, preenchido e devolvido devidamente assinado. Baseado nesse termo obtemos o perfil do cliente, sabendo o que se pode ou não fazer, qual lugar ideal para se levar, a que ele é alérgico, qual remédio ele não pode tomar, a quem ligar em caso de urgência. Enfim, temos todas as informações úteis em caso de alguma emergência.

TB - Há previsão de novas aquisições (cursos ou atividades)?

JL - Estamos para lançar o Rapel de Cachoeira. Aguardem!

TB - Qual o conselho que vocês dariam a quem pretende praticar esse tipo de esporte?

JL - Não existe limite de idade para o Turismo de Aventura. Desde crianças de 8 anos até pessoas com 70 anos podem praticar. Além de a atividade física ser boa para o corpo, as pessoas interagem com um grupo, assim aumentando seu circulo de amizades. Para as crianças serve inclusive como um auxílio de interação social, pois aprendem diversas coisas. Independente de praticar ou não um esporte de aventura, pratiquem qualquer tipo de atividade física. É bom para o corpo, para a mente e ajuda a renovar a energia.

TB - Como fazer para agendar um passeio com vocês?

JL - É só acessar o nosso calendário: http://equipar-rj.com/calendario/calendario.html

Lá você vai encontrar a data/atividade. É só ler a breve descrição da atividade, ver a disponibilidade para o dia e mandar uma mensagem para a gente solicitando informações/inscrição para a atividade e dia escolhido. Retornaremos com um e-mail descrevendo toda a atividade bem como o seu valor.

Caso já tenha em mente uma determinada atividade e esta não esteja em nosso calendário para aquele mês, o cliente pode nos enviar uma solicitação de agendamento, onde analisaremos a possibilidade de substituição ou inclusão.

TB - Por fim responda: vale à pena aventurar-se?

JL - Ahã, claro, of course, sem dúvida! Participe de uma das atividades da Equipar Caminhar por uma trilha e ao final se deparar com uma vista privilegiada? Ou ainda sabendo que ao final terá uma linda cachoeira?! Não há como descrever tal sensação... É preciso sentir! Garanto que não vai se arrepender. e descubra por si só! Escalar e chegar a altura na qual você só tinha ido de elevador?!

Fiquem todos na paz das montanhas!



Equipar Trilhas & Montanhas

www.equipar-rj.com



Por Tatiana Bruzzi

Publicado em Março de 2008

0 comentários:

 

©2009Espetaculosas | by TNB