sexta-feira, 26 de março de 2010

Juju em...

Olimpíadas de Beijing



Oi gente, tudo bem com vocês? Nossa, o mês de agosto é marcado pelas Olimpíadas de Pequim e eu, assim como muitos pelo mundo afora, não poderia estar em outro clima. Não sei quanto a vocês, mas eu adoro eventos esportivos. Principalmente Olimpíadas, onde todos os povos se unem em prol de uma só batalha. A busca pela perfeição em sua modalidade esportiva.

União! Essa sim é uma palavra bonita. Durante a cerimônia que marcou o início dos jogos, o ex-jogador de Basquete Oscar Shmidt citou algo que achei lindo. Ele apontou a Vila Olímpica como a cidade perfeita. Aquela em que não há raça, cor e muito menos posição social. Local onde o que reina é a igualdade entre os povos. Queria eu poder morar nessa cidade.

Mas, voltamos a Pequim. Ou melhor, Beijing. Que nome engraçado!!! Como esse é o tema da minha coluna, resolvi deixar um pouco meu blá blá blá de lado e falar sobre o maior evento esportivo da história. Vamos lá?

Os XXIX Jogos Olímpicos tiveram início às 20 horas na China (9 da amanhã no Brasil) do dia 08 de agosto de 2008. Vista pela televisão por aproximadamente 4 bilhões de pessoas no mundo todo, a cerimônia de abertura mostrou vários aspectos da história e cultura chinesa.

Durou cerca de 4 horas e foi marcada por um espetáculo de cor e tecnologia. Ao todo, serão realizados 302 eventos esportivos, sendo 165 provas masculinas, 127 femininas e 10 mistas. Grande parte das modalidades ocorrerá na cidade de Pequim, com algumas disputadas em Hong Kong, Sha Tin e Qingdao. Já a cerimônia de encerramento ocorrerá no dia 24 do mesmo mês.

Uma curiosidade: para os chineses o número oito representa sorte. Não foi a toa que muitos casais planejaram o nascimento de seus filhos para esse dia, que coincidiria também com a data de início das competições. E mais, alguns até levaram o nome de um dos cinco mascotes das Olimpíadas - Beibei, Jingjing, Huanhuan, Yingying e Nini. Loucura!!!

Tocha Olímpica

A Tocha Olímpica é feita em alumínio e pesa 985 gramas. Sua altura é de 72 cm. O propano é o combustível do fogo da tocha. Já o designe é baseado nos conceitos de "Olimpíada verde, high-tech e do povo". Ela foi acesa na Grécia (cidade de Olímpia) em 24/03 e percorreu diversos países do mundo até chegar a Pequim, no dia da cerimônia de abertura.

Medalhas Olímpicas

Nas Olimpíadas de Pequim as medalhas que já foram confeccionadas com peso de 150 gramas têm características ligadas à cultura chinesa. Além dos metais tradicionais (ouro, prata e bronze) foram produzidas com detalhas em jade (pedra comum na China).

A medalha de ouro apresenta um circulo de jade branco na parte de trás. A de prata, o detalhe será em jade verde claro e a de bronze, verde escuro. Na parte de trás das medalhas há o símbolo das Olimpíadas de Pequim, a inscrição "Beijing 2008" e o símbolo olímpico com os cinco arcos entrelaçados. Na parte da frente há um desenho do espírito olímpico e a fita é vermelha, cor predominante na bandeira da china.

Legal Né?! Agora é só curtir as competições e torcer para que nossos atletas brilhem na terra da beleza e tecnologia.

Bjs,
Juju!

0 comentários:

 

©2009Espetaculosas | by TNB