sexta-feira, 26 de março de 2010

Barbie, a boneca espetaculosa

Acompanhando o vestuário presente nos guarda-roupas masculinos e femininos é possível fazer análises precisas sobre a vida social de quem as veste e de um momento histórico do meio onde ela vive. Bom, mas este trabalho foi simplificado a partir do ano de 1959, quando a esposa do empresário dono da Mattel resolveu criar uma boneca com corpo de uma bela mulher nas medidas perfeitas, a qual nomeou pelo apelido de sua filha caçula, Barbie.

O sucesso foi imediato, a idéia de uma boneca que mais parecia uma top model e que ainda tinha roupas e acessórios que podiam ser comprados à parte, fez muitos adultos começar a coleção do brinquedo.

A empresa investiu forte no produto que se tornou líder de vendas em todo o mercado, estatísticas confirmam que durante anos a proporção era de duas Barbies vendidas a cada dois segundos no mundo. Um arraso não é?

Barbie passou a vestir tudo o que estava na moda, tomou a atitude de uma bela mulher resolvida e todas as aspirações femininas de sua época, mas ela não parou no tempo, se atualizou a cada nova estação, cada mais requisitada.

Ganhou uma confortável casa, toda mobília necessários, um carro esportivo na cor rosa e até mesmo um namorado, tão lindo e fashion quanto ela.

Com toda sua personalidade, ela vestia exuberantes vestidos das melhores grifes do planeta. Interpretou a modelo mais poderosa de então e até aderiu ao movimento da contra-cultura e virou uma hippie.

No mundo da Barbie tudo é possível e ela pode ser o que quiser, despertando nos seus admiradores o mesmo ideal. E olha que ela não quer ser qualquer coisa não, sua trajetória continua marcando décadas e relembrando outras (antes mesmo de seu surgimento), interpretando celebridades, tornando-se fadas e princesas de contos infantis, viajando pelas diversas culturas e desfilando réplicas das melhores peças dos melhores estilistas ou simplesmente com aquele jeans da marca do momento.

Essa boneca fez e faz história, não é a toa que a quase cinquentona continua em alta forma. E, além das prateleiras de crianças e adultos colecionadores, ganha destaque nas exposições em sua homenagem, onde se revela uma carreira de sucesso, levando uma imensa quantidade de visitantes e garantindo uma sensação de encantamento com toda sua riqueza de detalhes e perfeição.

Por Roseane Marassi

Publicado em Abril de 2008

Exposição Barbie na moda

No mês de março, em comemoração ao dia internacional da mulher, o Bangu Shopping – RJ trouxe para seu ambiente a exposição Barbie na moda. Os visitantes tiveram a oportunidade de conferir pertencentes a um colecionador. Entre os títulos: Cleópatra, Cher, Diana Ross, Liz Taylor, Greese e ainda modelos assinados pelos mais famosos estilistas do mundo, como Kalvin Claine, Ralph Lauren e Armani, entre outros.

Como o Espetaculosas não podia perder essa, estivemos lá e registramos nossa visita.



Fotos By Aimée Bruzzi.

0 comentários:

 

©2009Espetaculosas | by TNB