sexta-feira, 26 de março de 2010

Exercício que dá prazer

Por que as mulheres cada vez mais querem ficar saradas e bonitas? Uma questão de estética, a concorrência exige, está na moda, zelo com a saúde ou fetiche? Todas as respostas servem para justificar o porque da busca pelo corpo perfeito. Vale caminhar, correr, pedalar, malhar e até dançar.

A dança está entre as artes mais antigas e dispensa toda aquela complexa aparelhagem das academias. Ela só depende do corpo e da vitalidade humana para cumprir sua função. A dança do ventre, por exemplo, já era possivelmente praticada no Antigo Egito com objetivos terapêuticos. Além de exibir coreografias sensuais, ensinava às mulheres os movimentos de contração do parto. As ondulações abdominais tinham a função de controlar as dores e dar aquela força para o bebê nascer.

Além de todas essas vantagens, a dança é um ótimo estimulante sexual. Não por acaso, a atriz Flávia Alessandra, no papel da dançaria Alzira, mexeu com a audiência da novela “Duas caras” - TV Globo, ao mostrar o Pole Dance como espetáculo performático e extremamente sensual.

Segundo os especialistas em pole dance, o objetivo da técnica usada nesta modalidade de exercício consiste em promover junto às mulheres a feminilidade e sensualidade, através de um preparo físico altamente exigente. Entretanto, para que o resultado seja satisfatório, em termos de resistência muscular e beleza estética, há de se cumprir algumas etapas fundamentais:

Primeiramente, é preciso dar especial atenção à construção de força muscular na parte superior do tronco e à flexibilidade, quesitos fundamentais para o aperfeiçoamento dos movimentos. Depois, treinar a aderência do corpo e resistência da pele no varão que serve de apoio para a realização dos exercícios. Aqui o treinamento demanda agilidade e força, principalmente a abdominal. O último estágio requer um domínio e um controle muito avançado a nível acrobático. Neste item, os artistas do Cirque du Soleil dão show de criatividade.

Apesar de o pole dance suscitar um espetáculo de erotismo, em clima de cabaré, muitas mulheres praticam-no como atividade física e salutar. Outras consideram a modalidade um ótimo exercício para esquentar a relação de um casal. Esteticamente potencializa a sensibilidade artística, além de ajudar no autocontrole do corpo.

Fetiche ou não, a dança é um exercício que dá prazer aos olhos de quem vê e de quem a pratica. E se tratando de prazer, os habitantes aqui dos trópicos adoram ficar por dentro, por fora, ao redor e na crista dessa onda.

Por Maria Oliveira

Publicado em Abril de 2008

0 comentários:

 

©2009Espetaculosas | by TNB