segunda-feira, 22 de março de 2010

Endometriose

Desinformação aumenta o sofrimento

Fortes dores no período menstrual e durante o ato sexual, dificuldade para engravidar e, em alguns casos, infertilidade. Estes são os sintomas da endometriose, doença que atinge cerca de cinco milhões de brasileiras em idade fértil.

Mensalmente o endométrio, tecido que reveste o útero, se desenvolve para receber o óvulo fecundado. Quando não há fecundação o excesso dessa camada é eliminado pela menstruação. Por razões desconhecidas, em algumas mulheres ocorre um tipo de refluxo em que partes do endométrio se instalam em outros órgãos como trompas, ovários e intestino.

Quarenta por cento das portadoras de endometriose tem dificuldade para engravidar. Isso ocorre porque as partes do endométrio se alojam nas trompas. O problema pode ser revertido com o tratamento adequado, mas é preciso paciência, pois a doença pode reincidir.
 
Como muitas mulheres desconhecem a endometriose, a maioria delas enfrenta uma verdadeira tortura a cada ciclo. Elas acabam acreditando que as cólicas são inerentes a menstruação. Há relatos de pacientes que sofreram, por anos, sem receber o diagnóstico correto.

Além da dificuldade para engravidar, as portadoras de endometriose enfrentam também a discriminação. Como a comunidade em geral desconhece esta enfermidade, muitos julgam as reclamações, constantes do mal-estar causado pela doença, como “frescura” ou “exagero”.

O tratamento adequado pode melhorar significativamente a qualidade de vida das pacientes, reduzindo a dor e tornando a gravidez possível. Ao perceber alguns dos sintomas procure orientação de um especialista. O diagnóstico correto é o primeiro passo para viver melhor.

Por Luciana Ribeiro
 
Publicado em Março de 2008

0 comentários:

 

©2009Espetaculosas | by TNB