sexta-feira, 26 de março de 2010

Mascotes

Os 5 representantes dos Jogos de Pequim

Tudo nessa Olimpíada é em grande quantidade. Foram 2008 tambores na cerimônia de abertura, milhares de bailarinos... Você reparou no tamanho da delegação Chinesa? Tudo grande e grandioso, como o próprio país.

Foi nessa proporção que a China criou a mascote da 29° Olimpíada da era moderna, ou melhor, as mascotes. Relacionando com a quantidade, a China criou não um, dois ou três bonecos como foi feito nas edições anteriores, mas cinco personagens para representar o evento. Eles são conhecidos como Fuwa e tem os nomes de Beibei, Jingjing, Huanhuan, Yingying e Nini.

E eles fizeram sucesso entre a garotada. Afinal, numa terra onde desenhar é coisa séria, e os Mangás e Animes são cultuados por milhares de pessoas, os novos mascotes das Olimpíadas não poderiam ser menos interessantes. Antes mesmo dos jogos começarem, eles já tinham virado desenho na televisão Chinesa.

Suas características são realmente adoráveis e cativantes. Cada um deles foi criado com um objetivo, uma referência a tradição chinesa, uma mensagem e uma referência a um determinado esporte. As cinco personagens lado a lado, formam a seqüência de cores dos anéis da bandeira olímpica.

- Beibei tem a cor azulada. Seu desenho foi baseado no peixe, um dos símbolos de prosperidade chinesa. Ela também representa o azul da água e dos esportes aquáticos.
 
- Jingjing tem a carinha mais conhecida do mundo. Ele é um urso panda. Na cor preta, representa os esportes que usam a força como o judô e quer passar mensagens de honestidade e otimismo.
 
- Huanhuan tem a carinha mais conhecida dos jogos Olímpicos. É a própria tocha olímpica e sua cor vermelha representa o fogo, a paixão e o entusiasmo proporcionados pelo esporte.
 
- Yingying representa o antílope-tibetano, um animal já em extinção. Com sua cor alaranjada, ele representa a cor amarela na bandeira olímpica e a competição de atletismo. Sua mensagem é de vivacidade e saúde.
 
- Nini, a outra menina da turma, é uma andorinha verde que representa aginástica olímpica e traz uma personalidade inocente e alegre.
 
As mascotes nos jogos Olímpicos geralmente são criadas para aproximar as crianças da competição. Mas já houve momentos na história em que as mesmas foram utilizada como forma de expressão política.

A primeira mascote foi criada em 1968, nos jogos Olímpicos de inverno de Grenoble. O boneco Schuss era um esquiador de cabeça vermelha e roupa azul. Apesar de coadjuvantes, alguns mascotes marcaram a história como aconteceu com o urso Misha, na Olimpíada de Moscou em 1980, que chorou na cerimônia de encerramento dos jogos.

Outros famosos foram a águia Sam, criada por um desenhista da Disney para os jogos de Los Angeles em 1984, o cão Cobi em 1992, nos jogos de Barcelona e o trio esquisito Ollly, Sid e Millie, nas Olimpíadas de Sydney em 2000.


Por Carolina Andrade

Publicado em Agosto de 2008

0 comentários:

 

©2009Espetaculosas | by TNB