sexta-feira, 26 de março de 2010

Espírito e moda livres em 1968

O fantástico ano de 1968 é na verdade um ano de muitas transições, revoluções e de desejo de liberdade. A moda acompanha os fatos, a moda que até então era ditada por grandes estilistas, passa a ser reflexo do que os jovens já improvisaram e passaram a usar nas ruas.

Os jovens se cansam com a opressão política e vivem em um momento de euforia e indignação. Ainda mais no Brasil, que vivia sob a pressão da ditadura militar. O uso de drogas, como LCD era rotineiro, assim como a liberação sexual, que ainda conta com a divulgação da pílula anticoncepcional.

Alguns artistas e modelos passam a ser ícones a serem seguidos, por ser a imagem perfeita do jovem forte e autêntico. Aqui a cantora Wanderlea era um desses exemplos.

E essa moda que surgia nas ruas? Uma mistura de tudo o que era moda nessa década, mas de uma forma bem ousada. Os tubinhos com estampas geométricas eram bem curtos e com cores extravagantes. A minissaia era sucesso absoluto e o look completado com botas de cano longo e blusas justas ao corpo. Looks que se misturava à novidade, que só iria dominar a moda no ano seguinte com a ascensão do movimento hippie. Eram as batas bem soltas e coloridas.

O visual de 1968 ainda destacava os acessórios grandes e em quantidade, como: os sapatos de vinil, as pulseiras de acrílico e os brincos estilo Twiggy.

Os cabelos? Havia espaço para o estilo que predominou a década, que foi o estilo boneca (liso e com franjinhas), para os bem curtinhos adotados pelas feministas. Já a irreverência ficava por conta dos penteados de Elza Soares, que faziam um sucesso particular.

Enfim, um ano que valeu por uma década por seus acontecimentos e sentimentos, todos tão impulsivos e marcantes. Tanto no Brasil, quanto no resto do mundo. E em todo lugar, por uma mesma classe: a juventude daquele momento.

Um ano que terminou deixando uma magia no ar, o que só contribui para o esplêndido festival que se daria no ano seguinte e para toda a cultura ou contracultura que surgiria a partir dele. 1968 também foi o ano que antecedeu o festival de Woodstock.

Por Roseane Marassi

Publicado em Junho de 2008

0 comentários:

 

©2009Espetaculosas | by TNB