sexta-feira, 26 de março de 2010

Cidade de altos e baixos

Todo mundo sabe que no mês de abril há uma data comemorativa em homenagem ao nosso mártir Tiradentes. Pensando nisso, resolvi dar uma ótima dica para quem deseja viajar no feriado, ou em qualquer outra época do ano. Faz o seguinte, se for lá pelas bandas das Minas Gerais, não se esqueça de passar por Tiradentes.

Tiradentes é uma cidade com altos e baixos, literalmente. Não falo apenas por causa de seu relevo acidentado, mas também toda história que lhe envolve. Encravada no sopé da Serra de São José, a cidade já teve seus momentos de glória e esquecimento, devido ao auge e o esgotamento de suas minas.

O poder do ouro deu à velha Tiradentes uma verdadeira preciosidade setecentista, já que os mais belos acervos barrocos de Minas Gerais se encontram na cidade. Durante um bom tempo este acervo permaneceu escondido. E, segundo seus moradores, esse foi o motivo que o preservou até hoje. Atualmente tem sido redescoberto por visitantes do mundo inteiro.

Após o fervor das extrações de ouro, a cidade passou por um longo processo de decadência. Sua população caiu e pouco se construiu. No final do século XIX, o mato crescia e quase ninguém era visto pelas ruas. Esse cenário em nada lembrava a antiga Vila de São José Del’Rei, fervoroso palco do frenesi, intrigas e murmúrios gerados pelo metal amarelo. A situação começou a mudar somente no início do século XX, momento em que alguns intelectuais redescobriram a cidade.

Tombada em 1938 pelo Patrimônio Histórico Nacional, Tiradentes renasceu e hoje é invadida pelas mais diversas pessoas. O primeiro passo que se deve dar ao chegar à cidade é esquecer um pouco as frivolidades modernas. Um bom exemplo disso: deixe o carro no estacionamento e siga a pé. E mais, deliciar-se com o jeito simples, e ao mesmo tempo muito sofisticado, desta típica cidade mineira. Os turistas sabem que a cidade respira história e chegam dispostos a buscarem o passado.

Como diria os mineirinhos: “Ô lugarzinho doido sô”! Para se ter idéia, a cidadezinha mais parece cenário de filme antigo. Protegida por uma muralha de rocha, Tiradentes é perfeita para descansar, e se cansar, nos blocos e trilhas existentes na região. No passeio, somente uma certeza: o que não falta e coisa pra fazer.

Quando se anda por suas ruas estreitas há quem afirme ser possível ouvir frases libertárias dos Inconfidentes, que ali se reuniam secretamente. Ainda encontram-se entradas para vários túneis, hoje interditados, que denunciam acontecimentos secretos daqueles tempos. Indícios que excitam nossa imaginação e dão um ar de mistério a esta jóia colonial.

As opções de passeios na serra de São José atingem vários setores educacionais como escolas, empresas e grupos de reabilitação de saúde. No percurso, conhecimentos geográficos, geologia, história e meio ambiente. Além disso, a região é ótima para a realização de trekking e caminhadas de pequena, média e longa duração, podendo até pernoitar em algumas de suas travessias. Como o solo é muito frágil, devido à formação de arenito, esportes como mountain-bike costumam ser praticados nas Trilhas dos Macacos, onde o terreno é mais compacto.

Escalada não é permitido, pois o tipo de rocha (formação de quartzito com arenito) é podre. Mas há ótimas opções de boulders em toda região de montanha.

Vale lembrar que Tiradentes tem no turismo um futuro promissor. Vários eventos importantes encontram nela a locação perfeita, como a Mostra de Cinema e o Festival de Gastronomia e Cultura. Nessa época, as ruas se enchem de visitantes. Diversão na certa!

Por Tatiana Bruzzi
 
Publicado em Abril de 2008

0 comentários:

 

©2009Espetaculosas | by TNB