sexta-feira, 26 de março de 2010

Tênis de mesa

O esporte mais tradicional da China


Todo mundo já sabe que desta vez o país sede das Olimpíadas é a China. A cidade de Pequim (Beijing) se preparou para receber cerca de 250 delegações, com atletas dos mais diversos esportes. Além disso, a dona da casa pretende bater os EUA (uma das maiores potências em atividades esportivas), alcançando o maior número de medalhas e garantindo assim a ocupação no lugar mais alto do pódio, ou melhor, do quadro de medalhas.

A potência esportiva chinesa se baseia em esportes com tradições por lá, como ginástica artística, badminton e saltos ornamentais. Mas, você sabe qual é o esporte mais tradicional da China? Quem respondeu Judô ou Karatê, está redondamente enganado. Lá, o esporte nacional (guo qiu) é o tênis de mesa. No mais popular conhecido como Ping – Pong.

Acompanhados por mesas de concreto e raquetes improvisadas, nos vilarejos mais pobres das escolas ao redor do país é o clic-clac das bolas de tênis de mesa que são ouvidos nos pátios.

Em 1953 a Federação Internacional de Tênis de Mesa foi uma das primeiras grandes organizações esportivas do mundo a admitir o país comunista. Na ocasião, Mao Tse-tung declarou que a China deveria provar sua força nacional através do esporte. Sendo assim, Pequim se voltou para o treinamento de jogadores de tênis de mesa.

Campanhas foram utilizadas para atingir a massa e o esporte, que não contava com muitos jogadores nas décadas anteriores, foi popularizado. Seis anos depois, Rong Guotuan conquistou o primeiro campeonato mundial e se tornou o primeiro herói nacional no esporte.



A história do Tênis de Mesa



O Tênis de Mesa surgiu na Inglaterra, lá pela segunda metade do século IX, e é considerando um dos esportes mais populares, não só na China como no mundo todo. O Brasil conheceu a modalidade somente na primeira década do século XX, trazido pelas mãos de turistas ingleses.

O esporte é praticado numa mesa que possui 2,74 metros de comprimento por 1,45 metro de largura. A altura da mesa deve ficar a 76 cm de distância do solo. No meio da mesa é fixada uma rede com 1,83 metro de comprimento e 15,25 cm de altura.

A partida tem início com o saque. A bola deve tocar uma vez em cada metade da mesa. Caso isso não ocorra, o jogador que efetuou o saque dá um ponto para o adversário. Isso também acontece quando o adversário manda a bola para fora da mesa (no lado oposto ao seu) ou quando ele não alcança a bola (desde que a bola tenha batido no lado de sua mesa).

Vence o jogador que conseguir ganhar 3 sets (nas partida de 5 sets) ou 4 (nas partidas de 7 sets). Cada set é composto por 11 pontos. Quando há empate em 10 pontos, vence quem colocar dois pontos de vantagem sobre o adversário. Os jogos de tênis de mesa podem ser disputados um contra um (individuais) ou dupla contra dupla.

Além da mesa e da rede, os outros equipamentos necessários para a prática deste esporte são a bola e as raquetes. A bola é feita de celulóide ou material plástico similar e deve ter 40 mm de diâmetro. Já a raquete é composta por 85% de madeira, não havendo limite para tamanho da mesma. Enquanto que a parte da raquete que bate na bola é coberta por borracha.

Eventos e competições internacionais são realizados pela ITTF (International Tennis Table Federation). Já os campeonatos e eventos brasileiros são organizados pela CBTM (Confederação Brasileira de Tênis de Mesa).
Curiosidades do esporte:

- O primeiro campeonato mundial de tênis de mesa ocorreu em 1927, na cidade de Londres (Inglaterra).

- O tênis de mesa tornou-se um esporte olímpico somente em 1988, nas Olimpíadas de Seul (Coréia do Sul).

- O jogador Hugo Hoyama é o destaque do tênis de mesa brasileiro na atualidade. Ele ganhou várias medalhas em campeonatos mundiais, pan-americanos (recordista brasileiro) e Jogos Olímpicos. Nas Olimpíadas de 2008 (quando promete se aposentar) é promessa de medalhas para o Brasil.

Por Tatiana Bruzzi

Publicado em Agosto de 2008

0 comentários:

 

©2009Espetaculosas | by TNB