sexta-feira, 26 de março de 2010

Made in China!

Conheça a cidade mais esportiva do ano

É muito bom viajar, conhecer novas culturas, pessoas, línguas, museus, templos... OPS! Templos, isso é coisa da China, não? Sim! Aproveitando que esse ano a cidade de Pequim é a sede dos jogos olímpicos, pensamos em mostrar alguns pontos turísticos para você, nosso leitor espetacular.

Capital da República Popular da China, Pequim foi a maior cidade do mundo durante muitos séculos. Hoje, possui cerca de 10,3 milhões de habitantes. Um dos principais pontos turísticos é a Cidade Proibida, construída entre os anos de 1406 e 1420. Com área de 72 hectares, dispõe de quatro torres de vigia em cada canto, além de quatro portas de entradas que também possuem torres: porta do Meridiano, da Vontade Divina e as Floridas (do leste e oeste). A cor predominante é amarela.

Ela possui 800 edifícios com 9999 quartos e meio no grupo de palácios da cidade. Apenas o edifício do imperador (o palácio da Harmonia Suprema, a maior estrutura chinesa em madeira) tem 10000. Esse número representa longevidade.

Outra curiosidade é o fato de não existir qualquer árvore na maior Praça da Cidade Proibida, que fica em frente ao pavilhão e possui área de 10 mil metros quadrados. O Imperador era supersticioso e achava que traria problemas sem fim ao reinado. Ele vivia obcecado com a idéia de ser assassinado, mesmo fortemente guardado. E por conta disso, trocava de quarto praticamente todas as noites.

Ao longo de cinco séculos, 24 imperadores, com as cortes de eunucos, esposas e concubinas, viveram na Cidade Proibida. Eles acreditavam que viviam no centro do Universo e que a linha do Meridiano passava no meio da Cidade.

Palco de algumas importantes decisões, encontramos a Praça da Paz Celestial. Nela, Mao Tse Tung anunciou a criação da República Popular da China em 1949. Além de abrigar protestos, a praça também foi lugar de apelos para o fim da perseguição aos praticantes de Falun Gong (uma prática de Qigong, que é uma forma de cultivar o corpo humano).

Em Pequim, o meio de transporte mais utilizado é a bicicleta. Que tal um passeio sob duas rodas? Além de estar em contato com a natureza, ajuda a tentar diminuir um dos grandes problemas que é a poluição do ar. Na economia, a atividade artesanal se destaca com a produção de tapete e cerâmica.

Ficou com vontade de conhecer de perto essas e outras maravilhas da terra do sol nascente? E porque não conhecer pessoalmente a cidade mais populosa do mundo? Não se esqueça das nossas dicas e boa viagem!

Por Roberta Marassi
 
Publicado em Agosto de 2008

0 comentários:

 

©2009Espetaculosas | by TNB