sexta-feira, 26 de março de 2010

Festa Junina é no nordeste

Nessa época do ano logo lembramos da região nordeste, famosa por suas belezas e tradições. Festa junina então, nem se fala. É nessa região que comportam as melhores festividades do gênero, sempre regadas a um bom forró e comidas deliciosas.

Quando chega junho, o nordeste brasileiro é o destino mais procurado pelos turistas que admiram a cultura local. O destino são as cidades de Campina Grande, João Pessoa, Patos, Caruaru, Mossoró, Assu, Extremóz, Cerá-Mirim, Natal e São João do Sabugi.

Empresas de turismo investem muito nessa época do ano. Geralmente, o transporte segue o percurso de Natal a Ceará-Mirim. Durante a parada, os passageiros participam das festividades locais do município, que sempre contam com muita comida e bebida típicas da região, além de atrações locais e quadrilhas. Chegando à Ceará-Mirim, os grupos são presenteados com uma festa promovida pela prefeitura municipal da cidade.

Para as pessoas que desejam participar das festas juninas mais badaladas do Nordeste, há operadoras de turismo que disponibilizam os famosos "bate e volta". Ou seja, leva e traz grupos para os locais dos eventos.

Os destinos já garantidos para os adeptos do "bate e volta" são Mossoró, João Pessoa, Campina Grande, Caruaru e possivelmente Assu. Em todos esses, a empresa também disponibiliza pacotes com hospedagem para aqueles que planejam ficar mais tempo nas cidades.

Conheça mais algumas cidades nordestinas

Mossoró (RN) - Há 80 anos o bando de Lampião foi expulso da cidade pela população, que até hoje tem orgulho do feito. A encenação da resistência dos moradores, chamada Chuva de Bala no País de Mossoró, é a atração principal da festa junina que mais cresce no Nordeste. Inspirada pelo fato, a cidade entra na briga com Caruaru e Campina Grande pelo título de maior São João do Brasil. Mesmo ficando abaixo das duas cidades. Já são mais de um milhão de brincantes e o time de músicos que tocam na cidade inclui Aviões do Forró, Ferro na Boneca e Thábata, entre outros artistas disputados para shows.

Campina Grande (PB) - Campina Grande disputa com Caruaru o título de maior São João do mundo. A festa é realizada no Parque do Povo, com vários palcos, pistas para o arrasta-pé e bares de comida típica. Tem até um tradicional casamento coletivo, com dezenas de casais. Nos fins de semana, o Trem do Forró vai até o distrito de Galante. Da Estação Velha saem vagões apinhados com 800 pessoas dançando ao som de triângulo, zabumba e sanfona. Outra atração que chama a atenção é a tradicional corrida de jegues, uma competição realizada no Parque do Povo, a céu aberto, sempre entre os dias 12 e 16 de junho. Os animais se inscrevem no dia e no local da competição e se preparam para a corrida. Os jegues recebem nomes, números e se alinham para correrem em baterias de quatro jegues.

Patos (PB) - Conhecida em todo o Brasil pela festa junina, a cidade de Patos tem como tradição, levar atrações musicais de grande porte. Além das grandes bandas de forró, Patos também conta com as apresentações do Festival de Quadrilhas da Cidade, Orquestra Sanfônica, Orquestra Forrônica, de Violeiros e ainda a final do II Festival de Forró Pé-de-Serra da cidade.

Caruaru (PE) - A cidade de Caruaru completou 150 anos no último dia 18. No Parque de Eventos, palco oficial do São João é montado um arraial que cresce a cada ano, se não em tamanho, em número de atrações. À tarde, o lugar mais agitado é o Alto do Moura, famoso por causa de Mestre Vitalino, escultor que viveu ali, inaugurando a tradição artesã do local. Bares vendem carne-de-sol e bode na brasa, ao som de trios de forró.

São João do Sabugi (RN) - Conhecida como a maior festa junina do seridó, a cidade de São João do Sabugi se supera a cada ano com mais atrações culturais e de grande porte. Esse ano, a cidade recebe as bandas Solteirões do Forró, Ferro na boneca e Cinzeiro de Motel. Além de manifestações culturais como quadrilhas, quermesses e leilões.

Por Tatiana Bruzzi

Publicado em Julho de 2008

0 comentários:

 

©2009Espetaculosas | by TNB