segunda-feira, 22 de março de 2010

Questão de pele

Férias, verão, carnaval. Esta combinação prazerosa pode gerar sérios problemas se a saúde for negligenciada. Para aproveitar este período de diversão sem seqüelas é necessário adotar medidas simples e muito eficazes de prevenção.

Uma alimentação equilibrada é garantia de saúde por toda a vida. Se você reconhece que não tem esse hábito é hora de procurar auxílio de um profissional (nutricionista) para iniciar uma reeducação. O ideal nesta época do ano é adotar um cardápio bem leve, repleto de frutas, água de coco, saladas verdes, cereais em barra, carne branca, iogurte, e, claro, muita, muita água.

Seis horas de sono, no mínimo, roupas leves, calçados confortáveis e consumo de bebidas alcoólicas com extrema moderação também são atitudes indicadas para qualquer época do ano. Outro tema que não deve ser esquecido antes, durante e depois das férias de verão e da folia de Momo é o uso de preservativos. Somente com sexo seguro é possível prevenir as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) como, por exemplo, a AIDS.



Os cuidados com a pele merecem atenção especial. Muitas pessoas têm o hábito de se expor demasiadamente ao sol para conquistar um belo bronzeado. Mas o excesso é prejudicial à saúde podendo causar além de queimaduras, bolhas e manchas; o câncer de pele.

A estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA) para 2008 é de mais de 120 mil novos casos de câncer de pele. A doença pode atingir qualquer pessoa, sendo mais comum em indivíduos de pele, olhos e cabelos claros; portadores de sardas; aqueles que têm o hábito de se expor ao sol por longos períodos e também os que possuem histórico da doença na família.

A principal causa do câncer de pele é a radiação ultravioleta presente nos raios solares e nas cabines de bronzeamento. O efeito da radiação é cumulativo, ou seja, a exposição excessiva aos raios pode ocasionar danos muitos anos depois.

A melhor forma de prevenir a doença é evitar o bronzeamento artificial, sempre se proteger usando filtro solar, roupas e chapéus e nunca se expor ao sol entre as 10 e 15 horas.

Se você notou o surgimento de pintas no seu corpo ou teve o hábito de passar horas exposta ao sol é recomendado consultar um dermatologista. Quanto antes os danos causados pelos raios ultravioletas forem tratados mais bela e saudável será a sua pele.

Por Luciana Ribeiro

Publicada em Fevereiro de 2008

0 comentários:

 

©2009Espetaculosas | by TNB