sexta-feira, 26 de março de 2010

Rio das Flores

Conheça a cidade que leva no nome a principal personagem da primavera

Quando se pensa em primavera lembramos logo das flores e todo seu perfume, que harmoniza o ambiente. Que tal então conhecer uma cidade que tem no nome a peça fundamental da estação. Estou falando de Rio das Flores, que fica bem pertinho da gente.

A atual sede do município nasceu em torno da fazenda Cachoeira do Bom Sucesso, depois denominada Santa Thereza. Esta fazenda era parada obrigatória para os viajantes que transitavam entre a Vila de Valença e Porto das Flores, na divisa com a Província de Minas, e para quem vinha de Paty de Ubá (atual Andrade Pinto).

Fica no estado do Rio de janiero, a uma altitude de 525 metros. De acordo com o IBGE , em 2007 a cidade possuia 8.192 habitantes e contava com uma área de 477,662 km², distribuídos nos didtritos de Rio das Flores, Manuel Duarte, Taboas e Abarracamento.

A região foi colonizada a partir do ciclo do café e enriqueceu graças às lavouras cafeeiras. Devido à Lei áurea e à crise econômica do primeiro ciclo cafeicultor, entrou em declínio, sofrendo acentuado êxodo e gradual câmbio do foco produtor para o setor pastoril. Em 1929 a vila foi elevada à condição de cidade e em 1944 passou a se chamar cidade de Rio das Flores. A nova denominação é em razão de percorrer em seu território o rio de mesmo nome, atribuído pela presença nativa de lírios-do-brejo em suas margens.

Hoje, Rio das Flores é um município de economia essencialmente voltada para as atividades agrícolas e/ou pecuárias, e possui um rebanho bovino em torno de 21 mil cabeças. O turismo vem sendo apontado como uma grande alternativa econômica para o futuro do município. É o café e sua história, que vem embasar essa nova atividade e atrair turistas para a cidade. Há visitas guiadas às fazendas do Ciclo do Café. Artesanato, igrejas e museus estão no roteiro, que inclui deliciosa comida regional.

Além disso, tranqüilidade, tradição e natureza são conceitos que parecem se fundir no município de Rio das Flores, um recanto privilegiado em plena região do Vale do Paraíba. A cidade é limpa, florida, possui um clima agradável e sem poluição. Não tem favelas ou mendigos nas ruas. Quase todos os moradores se conhecem e demonstram, de forma clara, a hospitalidade que encanta visitantes de todos os lugares.

Passeios e agenda de eventos:

Circuito Paraízo - O Visconde do Rio Preto fundou a Fazenda do Paraízo, que ficou conhecida como a “Rainha das Fazendas”, uma verdadeira cidade. Tudo lá está em seu estado original.

Roteiro Caminho dos Barões - Roteiro que oferece o verdadeiro Turismo de Experiência, onde o participante é levado a vivenciar a história e a cultura e não apenas a contemplá-la. Atrativos variados proporcionam o permanente interesse.

1 Dia de História e Cultura - Trazer o jovem estudante para o local onde a história aconteceu é uma experiência marcante. Não é uma aula de história, mas uma vivência enriquecida com outros ingredientes da cultura e da natureza.

Setembro:

Exposição Agropecuária de Rio das Flores e Especializada do Cavalo Manga Larga Marchador

Data: 8, 9,10 e 11

Descrição: feira de agronegócios, barracas típicas, apresentação e provas de animais, stand comerciais e grandes shows.

Outubro:

Evento: Festa de Santa Tereza D´Ávila

Local: Praça da Matriz

Data de Referência: 15 de outubro

Data marcada: não há ainda

Descrição: Festa centenária com leilão de prendas e de bezerros, barraquinhas, procissão e shows.

Novembro:

Evento: Festa Afro Cultural

Local: Diversos

Data de referência: 20 de novembro

Data marcada: não há ainda

Descrição: Festa da cultura e tradições dos escravos, missa afro, exposições, danças e músicas da cultura negra.

Dezembro:

Comemorações natalinas

Localização:

•Rio de Janeiro - 164 km

• São Paulo - 424 km

Acessos:

• A principal via de acesso à sede municipal é a RJ-145, que vem de Valença, a sudoeste, e conecta com a RJ-151, ao norte, que segue para Paraíba do Sul a leste e, em trecho sem asfalto, para Parapeúna, distrito de Valença a oeste. A RJ-135, em leito natural, permite conectar com a BR-393 em Vassouras, ao sul.

Limites:

• Norte: Estado de Minas Gerais Sul: Vassouras

• Leste: Valença

• Oeste: Paraíba do Sul

Por Tatiana Bruzzi

Publicado em Setembro de 2008

Fontes: Sites - Wikipédia

Prefeitura de Rio das Flores

0 comentários:

 

©2009Espetaculosas | by TNB