segunda-feira, 22 de março de 2010

Sol, praia e muita diversão

Conheça a cidade da Costa Verde que coloca o bloco na rua


Para muitos, o carnaval tem tudo a ver com praia, sol, calor... Outros curtem os famosos blocos de rua, agitação e boa música. Por que não juntar os dois? É isso mesmo! Nessa época do ano, muitas cidades do litoral organizam festas, coretos e desfiles para animar seus visitantes, mas tem muita gente que afirma nunca ter visto uma festa tão boa quanto à de Itacuruçá.

Localizada na Costa Verde do Rio de Janeiro, a cidade, que era povoada por índios Tamoio, realiza o verdadeiro carnaval de rua. Todos os dias diversos blocos divertem turistas e moradores, mas o mais esperado é o Bloco do Carvão. Os participantes são pintados com carvão e ninguém fica limpo perto dele, até mesmo quem está observando corre o risco de se sujar, mas não há reclamações.



Para quem não curte muita agitação, Itacuruçá oferece outros atrativos. Ela é cercada de lindas serras com cachoeiras e o mar, as margens da Baía de Sepetiba, além de conter belíssimas praias e ilhas, o local ainda exibe uma natureza exuberante onde a mata atlântica (bem preservada) se encontra com o mar. Que tal um passeio de saveiro ou traineira pelas ilhas virgens?




Segundo registros, a colonização surgiu em meados do século XVII, com a chegada de missionários portugueses da Companhia de Jesus. A convivência entre nativos e colonizadores era pacífica, tanto que juntos fincaram uma cruz de pedra, onde em 1840 seria construída a Igreja de Sant´Anna.

O significado do nome Itacuruçá é Cruz de Pedra. Durante a I Guerra, se iniciou a construção de um porto de embarque de minério de ferro. Com ele, veio um ramal ferroviário ligando Minas a Itacuruçá.

Com o ramal Santa Cruz-Mangaratiba, a cidade passou a ser um local de veraneio. Famílias do Estado construíram muitas casas, contribuindo para o aumento do fluxo de freqüentadores nos meses de verão.

Alguns séculos depois, Itacuruçá continua bastante freqüentada. Todos os meses do ano são possíveis encontrar turistas passeando pela cidade, que possui vários hotéis disponíveis. Um dos mais procurados é o Itacuruçá Palace Hotel. Ele fica em frente à Marina, proporcionando uma bela vista para o mar.

Com certeza Itacuruçá é parada obrigatória na Costa Verde. Está curioso para conhecer a cidade? Está esperando o quê? Confira os blocos e divirta-se! Te vejo lá.

Como chegar

De carro:

Itacuruçá fica a cerca de 90 quilômetros do centro do Rio. Para chegar nesse paraíso basta pegar a Av. Brasil até o término (Santa Cruz) e seguir pela rodovia Rio-Santos (BR-101) até o Km 25. Este percurso demora em média uma hora de viagem em estrada normalmente tranqüila, sem serras e pedágios.

De ônibus:

A partir da Rodoviária Novo Rio. Ônibus da Viação Costa Verde (tel.:2270 5743) com saídas todos os dias. Horários: 5:20h/12:00h/15:00h/18:00h. R$ 10,09

Fonte: http://www.itacuruca.com.br/

Quer se hospedar no Itacuruçá Palace Hotel? Veja o endereço e o site do hotel.

Endereço: Av. do Canal, 7 (Marina Porto Itacuruçá) - Itacuruça - Mangaratiba – RJ

Telefone: (21) 2680-8420 / 2680-8507 / 2680-8509

http://www.itacurucapalace.com.br/index.htm

Por Roberta Marassi
 
Publicada em Fevereiro de 2008

0 comentários:

 

©2009Espetaculosas | by TNB