sexta-feira, 26 de março de 2010

É tempo de amar

O inverno do Rio de Janeiro é mesmo atípico: frio, só quando chove. Assim, os cariocas aproveitam suas praias sob um céu azul e límpido que nos leva a ficar mais românticos. E por que não? Quem não pensou curtir esse clima ao lado de uma boa companhia? Afinal, junho é o mês dos namorados e o amor está no ar (ou no mar?)! Então, antes que o príncipe vire sapo e a Cinderela perca os seus encantos, dê uma paquerada nas promoções de inverno das regiões litorâneas. Além da vista deslumbrante do mar, o casal pode fazer passeios inesquecíveis em saveiros ou conhecer um pouco da história do lugar. Vai aqui uma boa dica: Angra dos Reis.

Localizada na Região da Costa Verde do Rio de Janeiro, Angra dos Reis é considerado um dos recantos mais bonitos do nosso estado. Cenário selvagem de uma natureza exuberante, a região deixara Américo Vespúcio extasiado “com os odores das árvores e das flores e com os sabores dessas frutas e raízes”. Na época, o lugar era habitado pelos índios goianases, os escravos e exploradores deixados pelos navegadores. O núcleo inicial formou-se no local conhecido atualmente como Vila Velha, em frente à Ilha da Gipóia.

Como a maioria dos povoados brasileiros, Angra teve forte influência da Igreja Católica. Para constatar esse domínio, uma visita aos conventos, igrejas, monumentos e ermidas, construídas inclusive nas ilhas, como a Ermida do Senhor do Bonfim, a Igreja de Santana e a Igrejinha da Piedade, vai dar uma exata noção da história do lugar, além de ser um ótimo passeio cultural. É bom não perder de vista o caminho de volta para conhecer a primeira igreja matriz de Angra, construída em 1632. Este monumento de estilo barroco fica localizado na Rua do Comércio, no centro da cidade.

Mas, se o desejo dos enamorados não for remexer o passado, uma boa dica é aprofundar a relação mergulhando de cabeça nas águas verdes de Angra. A prática do Ecoturismo-Mergulho é um dos atrativos da região. Alguns dos principais redutos dessa modalidade esportiva se encontram na Ilha do Brandão, Ilha Josefa, Ilha Redonda, Ilha do Papagaio, Ilha de Búzios e Ilha das Cobras.

Com temperatura da água em torno de 23ºC, não há aventura melhor do que essa. É só escolher um dos inúmeros pontos de mergulho, entre as 365 ilhas que compõem a Baía de Angra, e optar por uma das três modalidades: Autônomo - para quem tem pouca ou nenhuma experiência. É feito com equipamento, para quem fez curso ou quer fazer o batismo, que é o mergulho para os inexperientes. Neste caso, o mergulho acontece de mãos dadas com o instrutor; Snorkel - é indispensável o uso de máscara e nadadeiras. Nesta modalidade o objetivo é contemplar a superfície e o fundo do mar e Apnéia - não é utilizado equipamento com fonte de ar. O mergulhador conta apenas com o ar de seus pulmões.

Com tantos atrativos assim, não é à toa que Angra dos Reis tornou-se cenário constante de novelas globais. Entretanto, a região pagou caro por esta superexposição na mídia. De olho nos VIP´s e colunáveis, que desejavam um cantinho paradisíaco onde pudessem desfrutar suas horas de lazer, a especulação imobiliária ampliou seus domínios e acelerou a construção de hotéis, resorts e residências em condomínios de alto luxo, tirando um pouco da tranqüilidade do lugar. Mesmo assim, vale à pena conferir tal exuberância ao lado de uma pessoa muito especial.

Por Maria Oliveira
 
Publicado em Junho de 2008

0 comentários:

 

©2009Espetaculosas | by TNB