sexta-feira, 26 de março de 2010

A medicina que veio da China

A China é um país muito conhecido pelo uso da medicina alternativa. É comum o uso de ervas, chás medicinais e alimentação exótica como algumas técnicas que proporcionam o tão almejado equilíbrio entre o corpo e a mente.

Segundo a China antiga, o corpo humano possui o poder de se autocurar. Há 5000 anos os médicos chineses acreditam que a saúde não era só a ausência de doenças, como também o equilíbrio harmônico de todos os órgãos internos, glândulas e sistemas orgânicos.

Eles acreditavam que a saúde poderia ser alcançada e mantida em parte por meio de ervas medicinais. Este sistema de atenção ao paciente evoluiu e tem sido aperfeiçoado através dos séculos. Hoje, são conhecidos como Medicina Tradicional Chinesa (M.T.C.)

A Medicina Tradicional Chinesa é uma forma de tratamento originária da China e foi desenvolvida ao longo de milhares de anos, com prática e acompanhada da elaboração de teorias racionais relacionadas ao organismo e seu processo de adoecimento. Ela adota princípios do Taoísmo, que é um sistema filosófico chinês baseado na interação entre o ser humano e o meio ambiente.

Diferentemente da Medicina Ocidental atual, a Medicina Tradicional Chinesa procura concentrar-se em trazer os sistemas orgânicos internos de volta à harmonia, fortalecendo os mecanismos de defesa naturais do paciente e permitindo que o corpo cure a si próprio. As fórmulas específicas usadas são extremamente eficientes, com poucos efeitos colaterais e não são tóxicos.

O avanço da MTC se deu por volta de 1974, quando o Dr. Hsu fundou o Brion Research Institute - primeiro centro privado de Taiwan, inteiramente destinado ao estudo e progresso da medicina.

Atualmente, seu projeto é conduzido por Charleson e Daniel, seus filhos. Durante o verão de 1991, os irmãos inauguraram uma nova indústria em Irvine, Califórnia. Esta fábrica segue os critérios do P.B.I. (Prática de Boa Industrialização) dos Estados Unidos.

Com aproximadamente 50 anos de experiência industrial e introdução de novas tecnologias, os Laboratórios Sun Ten têm assegurado seu lugar de produtor dos mais puros concentrados de Extratos Herbáceos Chineses do Mundo.
Medicina Tradicional Chinesa

Os chineses acreditam que o universo mantém-se num constante estado de equilíbrio dinâmico entre pólos de natureza oposta cuja essência é chamada de yin e yang. Para a conquista e a manutenção da saúde, é fundamental um correto equilíbrio entre as forças yin e yang no interior do microcosmo representando pelo organismo humano.

Dentro da Medicina Tradicional Chinesa são utilizados os seguintes métodos:

• Acupuntura Sistêmica

• Acupuntura Auricular

• Eletro-Acupuntura

• Moxabustão

• Ventosaterapia.

Acupuntura Sistêmica

A palavra "acupuntura" origina-se do latim, sendo que acus significa "agulha" e punctura significa "puncionar". A acupuntura se refere, portanto, à inserção de agulhas através da pele nos tecidos subjacentes, em diferentes profundidades e em pontos estratégicos do corpo para produzir o efeito terapêutico desejado.

Acupuntura Auricular

A acupuntura auricular ou aurículo-acupuntura é um dos métodos de tratamento da acupuntura que se utiliza de pontos específicos localizados no pavilhão auricular. A estimulação desses pontos reflete diretamente no córtex cerebral, no sistema nervoso central e atua no equilíbrio dos canais de energia do corpo, restaurando e mantendo o fluxo energético no organismo.

Eletro-Acupuntura

A eletro-acupuntura é o método que utiliza a energia elétrica juntamente com a acupuntura através de aparelhos específicos que são conectados às agulhas. A eletro-acupuntura serve para potencializar o tratamento em casos específicos. Hoje ela é reconhecida como método terapêutico pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e tem sido utilizado como medida complementar para tratar numerosos tipos de dores como enxaquecas, cefaléias, portadores de problemas na coluna, artrite e tendinite.

Moxabustão

A palavra "moxa" em chinês é formada por dois ideogramas que significam "longo tempo" e "fogo", portanto seria algo como "longo tempo de aplicação de fogo". A moxabustão consiste no processo de cauterização de pequena quantidade de uma erva medicinal conhecida como Artemísia, colocada sobre certos pontos de acupuntura com produção de calor penetrante. Ela é utilizada geralmente como complementação da acupuntura.

Ventosaterapia

O uso da Ventosaterapia e da Sangria como métodos terapêuticos se perde na História. Técnica que, através de recipientes de vidro ou plástico, promove a sucção na pele e nos músculos superficiais. Esta sucção elimina as aderências entre a pele e a musculatura, ativando a circulação, descongestionando e desobstruindo assim o fluxo de energia nos meridianos.

Por Tatiana Bruzzi
 
Publicado em Agosto de 2008

0 comentários:

 

©2009Espetaculosas | by TNB