segunda-feira, 29 de março de 2010

30 anos de Grease

Nos Tempos da Brilhantina - A era de ouro do rock’n Roll


Outro dia estava em casa de bobeira, zapeando pelos canais a cabo, quando de repente me deparei com um filme que adoro!!!!!!!!! Em meio à atração, resolvi dar uma lida na sinopse. Como se não soubesse direitinho do que se trata... O engraçado é que me dei conta de uma coisa. Quem diria, Grease já é uma produção balzaquiana. É claro que, diante disso, nosso blog não poderia deixar passar.

Retrato da era de ouro do rock’n Roll, o filme Grease – Nos Tempos da Brilhantina foi lançado em 16 de junho de 1978. A história se passa na Califórnia dos anos 50 e narra o romance entre Danny (John Travolta) e Sandy (Olivia Newton-John). Durante as férias o casal de estudantes trocam juras de amor, mas se separam pois ela voltaria para a Austrália.

Os planos mudam e Sandy, por acaso, se matricula na mesma escola de Danny. Para fazer gênero diante dos amigos, em um ato infantil o rapaz lhe dá uma esnobada. Porém, os dois continuam apaixonados mesmo com o relacionamento em crise. Sucesso de público e bilheteria a trama serve como pano de fundo para retratar o comportamento dos jovens da época, conhecidos por seus gêneros rebeldes.




Assim como no cinema, o musical original teve sua carreira iniciada na Broadway, passando depois para teatros maiores, onde bateu recordes assombrosos, com uma reconstituição de época primorosa, recriando os ambientes dos barzinhos, jaquetas de couro, carrões, rock and roll e muitas garotas. Outro costume, muito comum na época, eram “as festas de camisola”, muito bem retratado.

O filme marcou a estréia no cinema da cantora australiana Olívia Newton-John, que faz uma Sandy adorável e ingênua. Olívia consolidou sua posição como uma das mais versáteis e magnéticas presenças da década. Recheado de citações cinematográficas, lembrando produções como O Selvagem (1953), com Marlon Brando, e Juventude Transviada (1955), com James Dean. Uma curiosidade, a seqüência de corrida de carros foi copiada deste último.



A trilha sonora também agradou. Duas de suas canções: “Summer Nights” e “You’re the One I Want”, duetos de John Travolta e Olivia Newton-John, estiveram nos hit-parade do mundo inteiro. Além disso, a produção contou com participações especiais de vários artistas do passado, entre eles Frankie Valli, cantando a música título. Destaque para o som original de “Love is a Many Splendored Thing”, letreiros de apresentação com animação, as participações nostálgicas de Joan Blondell (estrela dos anos 30, como uma garçonete), da extraordinária Eve Arden (como diretora da escola, dando uma aula de “timing” de comédia”) e de Frankie Avalon.

O filme marcou toda uma geração de fãs ardorosos da dupla central, principalmente de John Travolta, que na época acabava de vir do mega-sucesso Os Embalos de Sábado à noite (1977), do mesmo diretor. Além disso, recebeu uma indicação ao Oscar, na categoria de Melhor Canção Original “Hopelessly Devoted to You”. 

É impossível não se deixar envolver, principalmente com as canções. Um filme que transpira jovialidade e derrama alegria, contagiando ainda hoje e conquistando novos fãs.


Os números do sucesso:


- Arrecadou mais de US$96 milhões, US$14 a mais que Superman – segundo colocado entre o Top 10.

- Além do Oscar, concorreu a cinco globos de ouros: melhor filme, ator de comédia ou musical, atriz de comédia ou musical e duas indicações de músicas – “Grease” e “You're the One that I Want”.

- Assim como Os Embalos de Sábado à Noite, Grease também ganhou uma continuação mal sucedida nos anos 80. Em 1982 foi lançado Grease 2, que tinha poucos atores originais voltando a seus papéis e não contava com Travolta e Olivia Newton John.

- A imprensa especializada concedeu algumas honrarias ao filme, ao longo dos anos. A revista Entertainment Weekly colocou Grease como o vigésimo primeiro filme mais legal sobre colegiais. Já o Channel 4 britânico, elegeu a produção o maior musical do cinema.

Vídeos Relacionados:

Grease - "Summer Nights"

Grease - "You're the one that I want"

Por Tatiana Bruzzi
 
Publicado em Outubro de 2008

0 comentários:

 

©2009Espetaculosas | by TNB