quarta-feira, 31 de março de 2010

Bem vindos a Cidade do Rock!


No campo musical a década de 80 foi um arraso! Uma mistura de ritmos e culturas invadiu o mundo fazendo a festa para os DJs que já animavam as baladas. E tinha realmente de tudo, de Elba Ramalho e Caetano Veloso, a Michael Jackson (com o hit imbatível de Thriller) e Tina Turner. Bandas de rock de garagem como Legião Urbana, Ultraje a rigor, Engenheiros do Hawaii, Titãs e RPM estavam no seu auge, assim como personalidades extravagantes internacionais como Boy George, Lionel Richie, David Bowie, Whitney Houston, Paula Abdul, Prince e Billy Idol. Bandas importantes tiveram início nos anos 80, como Duran Duran, U2, A-ha e Dire Straits. E o samba também foi homenageado nessa época com a inauguração do sambódromo no Rio de Janeiro, em 1984.

Pra reafirmar que a diversidade musical pode ter começado nos anos 80, é interessante lembrar que foi nesse período que a música eletrônica entrou em cena. O mundo conhecia a “dance music” e o “hip-hop” pela primeira vez e gostava! E os ritmos ficaram ainda mais populares quando logo no início da década, em 81, foi criado o canal de televisão mais polêmico e divertido da rede Americana, a MTV. Era uma nova era, a era dos vídeo clips.

Em meio a toda essa transformação no ramo da música, houve um fato que estremeceu todo o mundo e traz até hoje memórias felizes em muita gente, principalmente àqueles brasileiros que viveram a experiência. Em 1985 o Brasil sediou o maior festival de música até então visto na América Latina. Eram abertos os portões da Cidade do Rock, e tinha início a primeira edição do Rock in Rio!

As informações sobre esse festival são realmente impressionantes. Uma pena eu ter somente 3 anos de idade quando tudo aconteceu. Ainda bem que pude, pelo menos, participar da terceira edição! (Um pequeno desabafo da autora da coluna!).


Mas analisem comigo: o Rock in Rio teve 10 dias de duração, de 11 a 20 de janeiro. O local tinha 250 mil metros quadrados, organizado especialmente para receber o festival, e contava com 50 lojas divididas em dois shoppings centers e duas grandes redes de fast food, além de um palco de 5 mil metros quadrados, o maior até então.

E os números continuam na casa dos mil. Para cada dia de apresentação o público variava entre 30, 200 e até 300 mil pessoas. Para os fãs de heavy metal, um dos dias mais esperados foi justamente o que abriu o Rock in Rio. Com o público recorde de 300 mil pessoas, no dia 11 de janeiro subiram ao palco Queen (o show teve transmissão ao vivo da Globo e ainda foi gravado. O resultado você pode conferir hoje em dia, num super DVD ao vivo da banda), Iron Maiden, Whitesnake, Pepeu Gomes e Baby Consuelo, Erasmo Carlos e Ney Matogrosso.

Nos dias subseqüentes compartilharam também o mesmo palco astros como James Taylor, Rod Stewart, Rita Lee, Ozzy Osbourne, Scorpions, Nina Hagen, Lulu Santos, Paralamas do Sucesso, AC/DC, Yes, Barão Vermelho, Blitz, George Benson, Al Jarreau, Elba Ramalho e Moraes Moreira, entre outros. Estima-se que o público para todos os dias foi de 1.5 milhão de pessoas. O equivalente a cinco festivais Woodstock de uma vez só.

Outras curiosidades

- Segundo um site americano de pesquisa, foram consumidos cerca de 1,6 milhões de litros de bebida, servidos em 4 milhões de copos de plástico. Um recorde também foi batido no quesito alimentação, 58 mil hambúrgueres foram servidos pelo Mac Donald’s em apenas um dia de show. No total foram 900 mil hambúrgueres e 500 mil fatias de pizza nos 10 dias.

- Curiosidades também no palco! O cantor Bruce Dickinson da banda Iron Maiden cortou a testa depois de jogar a guitarra para o ar. Segundo fontes, o corte foi profundo, mas ele continuou cantando com sangue no rosto como se nada tivesse acontecido. A banda Iron Maiden também fez uma outra “gracinha”. Eles começaram o show à exatamente 2 minutos para a meia noite, numa menção ao sucesso da época “Two minutes to midnight”. Levando os fãs ao delírio.

- Disparidades, Nina Hagen não teria recebido um centavo pelo show que fez. Enquanto Queen recebeu cerca de 600 mil dólares pelos dois shows que realizou.

- Lembram-se de Carlinhos Brow reclamando do público jogando copinhos de plástico contra ele, na última edição do Rock in Rio no Brasil (em 2001)? Na edição de 85 a banda Kid Abelha sofreu com o público arremessando pedras contra o palco. No dia seguinte ao show deles, Hebert Vianna teria pedido a platéia que comparecesse somente aos shows que realmente gostassem.

- Os Rock in Rios foram criados e produzidos pelo empresário Roberto Medina. Além da edição de 85, ele montou edições em 91 e 2001, também no Rio de Janeiro. Em seguida, Roberto Medina resolveu produzir os festivais fora do Brasil. Já houve três em Portugal e um na Espanha. Todos foram de muito sucesso. Uma nova edição em Portugal parece ter sido confirmada para 2010, enquanto isso os fãs do Brasil esperam a promessa de um Rock in Rio 4, em 2014.

Por Carolina Andrade
 
Publicado em Abril de 2009

0 comentários:

 

©2009Espetaculosas | by TNB