segunda-feira, 29 de março de 2010

A sensualidade vinda a partir dos pés

Elas podem ser finas, grossas, transparentes, compridas, curtas, enfeitadas, lisas, coloridas, de seda, algodão, lã, náilon, lycra, com compressão ou ainda anti-celulite. Não importa a forma, modelo, cor ou tamanho, mas sim o prazer que ela proporciona. Existem hoje meias para todas as ocasiões e gostos, que podem ir da academia de ginástica a uma festa da elite. E o mais bacana nisso tudo é que qualquer pessoa pode bolar seu luck, sem correr o risco de estar fora de moda.

As primeiras meias foram utilizadas pelas gregas, por volta de 600 A.C. Conhecidas por "sykhos", se pareciam com uma espécie de sandália que cobria dedos e calcanhar. Já em Roma, as meias usadas pelas mulheres eram feitas de couro macio, e passaram a ser chamada de "soccus". Já ao chegarem às ilhas britânicas, os anglo-saxões descobriram que a "soccus", quando usadas dentro de uma bota, protegiam os pés. Nascia ali o insubstituível par de meias.



Já as de seda femininas surgiram na Espanha, país que ditava a moda européia entre 1550 e 1650. Nessa época uma mulher mostrar as pernas era algo impensável. Para se ter idéia, a noiva do rei da Espanha, Felipe IV, recebeu como presente de casamento uma caixinha dourada contendo um par de meias de seda, que foram recusadas. Por isso foram oficialmente os homens (membros das classes mais elevadas) os primeiros a usarem meias de seda.
  
Em 1589, o inglês William Lee inventou a primeira máquina de fazer meias. Mas a idéia não fez sucesso na época. Entretanto, não demorou muito para que a França criasse sua primeira fábrica de meias, em 1656. Por volta de 1700 já havia em Berlim 32 fábricas de meias. Finíssimas e presas por ligas aos espartilhos ou cintas, as meias de seda se impuseram rapidamente na França, onde surgiram as de seda azuis, introduzidas por mulheres da época, consideradas revolucionárias por suas idéias libertárias. Em Paris, as famosas dançarinas de "can-can" imortalizaram as meias de rede (ou arrastão), provocando o maior êxito mundial.

A tecnologia é a grande responsável pelo desenvolvimento da indústria de meias no mundo. Nos anos 20, as saias começaram a subir e as pernas se tornaram o foco da atenção. As meias passaram a ter maior importância, sendo cada vez mais aperfeiçoadas. O objetivo era valorizar as pernas femininas, embelezando e escondendo eventuais falhas. Porém, as meias de seda eram muito caras e pouco duráveis, por conta da falta de elasticidade. O problema foi resolvido com o surgimento do náilon, primeira fibra sintética, em 1935. Graças ao náilon as meias passaram a ser elásticas, mais resistentes e puderam ser fabricadas em grandes quantidades, diminuindo assim o seu preço.

O sucesso da nova descoberta foi comprovado no dia 15 de maio de 1940, lançamento das meias finas de náilon. Essa data ficou marcada pela venda de quatro milhões de pares de meias, nos Estados Unidos. As filas nas portas das lojas pareciam não ter fim e muitas mulheres chegaram a brigar por um par. Muitas não esperaram chegar em casa e saíram da loja já vestidas com elas. A grande descoberta resultou numa fabricação de náilon maior que a de aço.



As meias-calças de náilon surgiram na década de 50. A fibra tornou-as mais fáceis de usar, daí sua rápida popularidade. Enquanto isso as ligas, usadas para prendê-las, passaram a ser opcionais e mais relacionadas à sensualidade e erotismo. A empresa que introduziu o náilon no Brasil foi a Rhodia e sua comercialização por aqui começou em junho de 55.

Durante os anos 60 e 70 a predominância na moda feminina foi, principalmente, das meias-calças. Elas eram confeccionadas com fibras sintéticas, textura leve e macia, coloridas e o bom é que podiam modelar e proteger as pernas ao mesmo tempo.

O auge da tecnologia na produção das meias veio nas décadas de 80 e 90, cujo processo atual é todo automatizado. As mudanças mais recentes estão ligadas a novos materiais, diversos níveis de transparência, cores, textura e ao uso de enfeites, como bordados e pedras. Além disso, há modelos indicados também para outros fins, como amenizar a barriguinha, aumentar ou modelar o bumbum, prevenir varizes e ajudar no combate à celulite.

Objeto de sedução, as meias vão e voltam de acordo com a estação. No Brasil, país com o clima predominantemente quente, apenas no sul seu uso é mais popularizado. Destaques para as de tecidos que aquecem, como a lã.


Saiba como usar corretamente suas meias:

- As meias de seda conferem um ar de sofisticação ao traje, em especial os noturnos. Segundo especialistas, meias escuras afinam as pernas e as mais claras engrossam. Por isso quando for escolher um par de meias, faça à luz do sol. Luz artificial pode alterar a cor, em especial as de tom claro.


Meia sapatilha

- Roupas escuras pedem meias da mesma cor. Já as meias coloridas devem, preferencialmente, combinar com o sapato. Jamais use meias trabalhadas ou rendadas com sapatos abertos na frente. E se for usar meias com sandálias, prefira as que não possuem costura na ponta dos pés.

- Evite meias vermelhas durante o dia, prefira as cores mais discretas e opacas. E ande sempre com um par de meias de reserva, você nunca sabe quando lhe será útil. Ficar de meias desfiadas ou com furos é um horror!!!


Nunca subestime a paixão de uma mulher por uma meia:


Durante a Segunda Guerra Mundial, a indústria do náilon foi requisitada para a fabricação de pára-quedas, tendas, uniformes e macas. Em uma pesquisa feita em 1945 nos Estados Unidos, cerca de 80% das mulheres entrevistadas sentiam mais falta do náilon do que dos maridos ou namorados.



Meia de Dedinhos


 
Por Tatiana Bruzzi

Publicado em Outubro de 2008

0 comentários:

 

©2009Espetaculosas | by TNB