quarta-feira, 31 de março de 2010

Salve John Hughes

Por que John Hughes? Porque mesmo não sendo reconhecido de cara, “esse cara” foi simplesmente responsável pelas principais comédias teens dos anos 80. E algumas delas entraram para a lista dos “novos clássicos do cinema”, como nada menos que Curtindo a Vida Adoidado.

O cineasta nasceu em 1950 - Michigan. Iniciou sua carreira como publicitário em Chicago. Nos anos 70, escreveu textos cômicos e trabalhou em revista de humor, chegando a publicar em 1979 a novelinha Vacation 58, inspirada nas suas viagens em família quando ainda era criança.

"John Hughes, o homem que falou para geeks de uma maneira que ninguém havia feito antes" - Kevin Smith, cineasta

Sua carreira cinematográfica ficou marcada pelas produções voltadas ao público jovem, na década de 80. A começar por Gatinhas & Gatões - 1984, que deu fama a ruivinha Molly Ringwald. Trabalhou com ela também em Clube dos Cinco (1985) e A Garota de Rosa Shoking (1986).

Na sequência tivemos ainda Mulher Nota 1000 (1985) e Curtindo a Vida Adoidado (1986). Nesse último, resgatou os Beatles para toda uma nova geração ao colocar Ferris Bueller cantando Twist and Shout nas ruas de Chicago. Até hoje considerada uma das melhores passagens do filme.

"Você pode ser um cérebro, um atleta, uma pirada, uma princesa ou um criminoso” – The Breakfest Club

Através de seus trabalhos, Hughes não apenas descobriu uma forma de se comunicar com o público teen como também alavancou a carreira de jovens promissores. Afinal, foi pelas suas mãos que nomes como Matthew Broderick e Emilio Estevez tiveram sua chance em Hollywood.

Sem contar veteranos como Chevy Chase - Férias Frustadas (1983) e o saudoso John Candy, com quem trabalhou em Quem vê cara não vê coração (1989) e Esqueceram de Mim (1990). É, minha gente. Além de dirigir, ele roteirizou e produziu filmes que a gente, até então, nem imaginava.

John Hughes não dirigia filmes desde 1991, pois se dizia decepcionado com a forma com que a indústria cinematográfica tratava suas obras. Parece que a gota d’água foi com relação ao filme Ela Vai ter um Bebê (1988).

Diferente de seus trabalhos anteriores, esse era focado num casal jovem (Elizabeth McGovern e Kevin Bacon) que, a espera de seu primeiro filho, se vê diante das dificuldades comuns na vida adulta. Apesar do fracasso nas bilheterias, o filme é apontado por nomes como Chris Columbus e Kevin Smith como o melhor de Hughes.

O cineasta John Hughes morreu de um ataque cardíaco esse ano, no dia 06 de agosto, enquanto fazia uma caminhada matinal por Manhattan. Casado, pai de dois filhos e avô de quatros netos, ele tinha apenas 59 anos. E nunca as palavras ditas por Ferris Bueller pareceram fazer tanto sentido quanto agora, após sua partida.


Por Tatiana Bruzzi
 
Publicado em Setembro/Outubro de 2009

0 comentários:

 

©2009Espetaculosas | by TNB