segunda-feira, 29 de março de 2010

O “veinho” preferido dos jovens

O último século assistiu a duas Guerras Mundiais, ao primeiro passo do homem na lua e outras inúmeras revoluções. Foi cenário para grandes descobertas da ciência, novas teorias e tecnologias. Ainda deu início à “Era da Informática”, viu as distâncias físicas diminuírem e contradisse as tendências da moda ao lançar no mercado o tênis All Star.

O bom e velho centenário de lona (couro, nylon, oncinha…) parece mais moderno que nunca. Criado para calçar as estrelas do basquete americano, virou ícone fashion. Imortalizado na voz de Cássia Eller, o tênis é garantia de um look autêntico, porém despojado. E é por isso que não sai dos pés de anônimos e celebridades, do mundo todo, há exatos 100 anos.



 
A empresa Converse, fabricante da linha, foi fundada nos EUA por Marquis M. Converse, em 1908, no estado de Massachusetts. O All Star veio à tona em 1917, quando a Converse lançou uma linha de calçados esportivos, que pela primeira vez apresentava um tênis feito de lona com sola de borracha.

Um ano depois, o jogador Chuck Taylor juntou-se a fabrica e criou uma nova versão do tênis. Levando sua assinatura, o modelo tornou-se sucesso imediato entre os outros esportistas. Depois disso, não demorou muito para que o All Star tomasse de vez as ruas. Para se ter uma idéia, nesses 100 anos de existência já foram comercializados mais de um bilhão de pares tradicionais - o Chuck Taylor, de cano alto - em 144 países.

O segredo para um tênis de basquete cair no gosto do povo


A popularização do All Star fez com que a Converse precisasse se adaptar para atender uma demanda maior. Desde então os mais variados estilos chegaram ao mercado. Além dos modelos de lona tradicionais, em canos altos ou baixos, que serviram de alicerce à marca, encontramos exemplares com salto, plataforma, em couro, veludo, plástico, cetim... Verdes, vermelhos, amarelos, ocre, metalizados e com estampa de zebra...


 
... E até customizados. Recentemente, seguindo a moda ecológica, um modelo feito com garrafas pet foi criado. A marca não cansa de lançar moda e se reinventar, contribuindo assim para o aumento no número de adeptos.

Lá pelas décadas de 80 e 90 o All Star era bastante usado por crianças, devido o baixo custo. Já há alguns anos a tendência voltou com força total, principalmente entre adultos que eram crianças nessa época. Além disso, a moda pegou entre as tribos alternativas, como os “indies” e “emos”. O sucesso entre os primeiros foi tão grande que a coleção de inverno da Converse All Star preparou uma coleção inteiramente dedicada a eles.

Segundo a estilista de moda Viviane Dias o motivo para tanto sucesso do calçado é seu aspecto retro, além da versatilidade. “O All Star é como uma peça chave. Pode ser o diferencial da roupa ou o que dá uma característica neutra ao visual escolhido. É ora ousado, ora discreto”.

Já para a Helen Pomposelli (consultora de moda do site EGO), há All Star para todos os gostos. Segundo ela, a menina punk pode usar o modelo de cano longo preto até o joelho, como se fosse uma referência aos boots. O All Star branco é o das patricinhas. O rosa, para quem é mais romântica. Já quem gosta dos modelos customizados, misturam o moderninho com o clássico. Mas o que está mais em alta é o modelo meio cano, que dá para usar com vestidinho, como se fosse uma bota de cano curto.

Quanto custa levar um desses para casa?

Apesar de considerado barato entre seus consumidores, nos últimos anos o All Star obteve um aumento em seus preços. Os modelos mais simples, que custavam em média 40 reais, hoje não saem por menos de 70, nas lojas especializadas. Já quem deseja ter um mais sofisticado, deve preparar o bolso. Atualmente eles podem chegam a custar mais de 200 reais.

O motivo para esse aumento exorbitante no preço do tênis se deu ao fato da marca esportiva Nike ter comprado, em 2003, a fabricante do All Star. Mesmo assim, ainda é considerado barato se comparado a marcas como Adidas e a própria Nike.


Eu uso All Star

- Imortalizado por astros do rock como Sex Pistols e Ramones, nos anos 70; Febre no exterior, na década de 80; No Brasil, o tênis não sai mais do pé da moçada desde a década de 90.

- Thiago Lacerda , Malu Mader , Thati Bione , Fábio Assunção Murilo Rosa, Jennifer Love Hewitt, Lindsay Lohan , Otto e Luana Piovani são algumas celebridades que não resistem ao charme do tênis de lona.


Fontes - Blog Ypsilon2

Jornal da Comunicação – Universidade Federal do Paraná

Depoimentos - Site EGO

Por Tatiana Bruzzi
 
Publicado em Novembro de 2008

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