segunda-feira, 29 de março de 2010

Um por todos...

No filme Quem quer ser um milionário?, de Danny Boyle, o jovem Jamal ganharia o prêmio máximo desse programa de TV se acertasse o nome do terceiro mosqueteiro da obra de Alexandre Dumas. Embora o roteirista, Simon Beaufoy, tenha se baseado no livro de Vikas de Swarup para compor a narrativa, no desfecho, e ao longo de toda a trama, há uma fábula que aproxima o filme do clássico Os três mosqueteiros. Nas duas histórias existem três personagens com características diferentes, mas unidos pela vontade de vencer o inimigo.

Em Os Três Mosqueteiros, os inseparáveis Athos, o nobre, Porthos, o forte, e por fim, Aramis, o astuto, dão a vida para defender o rei Luís XIII. Já no filme Quem quer ser um milionário?, as crianças Jamal, Salim e Latika criam uma cumplicidade entre eles para resistirem à fome, à miséria e à violência a que são submetidos pela máfia de exploradores de órfãos, cujos pais foram vítimas do massacre aos mulçumanos.

Enquanto na história do escritor francês os três mosqueteiros cobrem-se de glória ao participarem do cerco a La Rochelle (1629), no filme do diretor inglês apenas Jamal conhece o triunfo ao se inscrever no popular programa de TV "Quem Quer Ser um Milionário?". Inicialmente desacreditado, ele busca na memória as experiências e fatos de sua vida para responder às perguntas feitas pelo apresentador. Mas todo esse sacrifício teria outro valor, bem maior do que o dinheiro do prêmio: libertar Latika, o grande amor de sua vida, que se encontrava sob o domínio de um cafetão.

A partir das lembranças que levaram Jamal a se tornar um milionário, Danny Boyle constrói a narrativa de modo a mostrar ao mundo as discrepâncias sociais da Índia. É quando ele abusa do jogo de câmeras e filma um país de contrastes, cercado por favelas, tendo ao centro da atenção uma população que sobrevive sem o mínimo de condições higiênicas. Em contrapartida, mostra uma Índia que tem lindas paisagens e castelos exuberantes, como pontos turísticos de alta lucratividade (sem falar de Bollywood).

Em meio a essa profusão (confusão) de imagens, a que o diretor submete o espectador, se configura uma estética bem próxima do grotesco. A cena em que Jamal, coberto de excrementos, corre em busca de um autógrafo do seu ídolo é engraçada, mas repugnante também. Mesmo quando o protagonista se faz de guia turístico e conta a história do castelo Taj Mahal de forma hilária, nesta perpassa a ironia do diretor em relação ao monumento, considerado uma das sete maravilhas do mundo.

O filme Quem Quer Ser um Milionário? concorreu a dez categorias e conquistou oito estatuetas. Foram elas: melhor filme, melhor diretor, melhor roteiro adaptado, melhor canção original, melhor trilha sonora, melhor edição, melhor mixagem de som e melhor fotografia.

Cabe informar ainda que as crianças protagonistas moram realmente em barracos de Mumbai. Não ficaram milionárias, mas ganharam do governo de sua região um apartamento, após a vitória como melhor filme no Oscar.

Ficha Técnica:

Título Original: Slumdog Millionaire

Gênero: Drama

Tempo de Duração: 120 minutos

Ano de Lançamento (EUA / Inglaterra): 2008

Site Oficial: www.quemquerserummilionario.com.br

Estúdio: Celador Films / Film4

Distribuição: Fox Searchlight Pictures / Europa Filmes

Direção: Danny Boyle

Roteiro: Simon Beaufoy, baseado em livro de Vikas Swarup

Produção: Christian Colson

Música: A.R. Rahman

Por Maria Oliveira
 
Publicado em Março de 2009

0 comentários:

 

©2009Espetaculosas | by TNB